Significado de Sururu

O que é Sururu

Sururu é uma palavra da língua portuguesa. Seu som um tanto quanto incomum à fonologia da língua é devido ao fato da palavra surgir a partir de seruru, palavra originária da língua tupi.

O que é sururu

Por terem nomes semelhantes, muitas vezes o sururu é confundido com a cobra sururucu. Na verdade, enquanto a sururucu é um réptil, o sururu é um molusco.

Seu nome científico é Mytella charruana e é bastante encontrado na costa do nordeste do Brasil. O molusco é bivalve, o que quer dizer que possui duas conchas envolvendo-o. Em outras regiões do Brasil, o sururu costuma ser chamado de mexilhão.

O sururu possui um papel bastante destacado na culinária nordestina, em especial na baiana, maranhense, pernambucana e alagoana. No estado do Alagoas, inclusive, os benefícios econômicos e culturais que o sururu traz fizeram com que o Conselho Estadual de Cultura de Alagoas declarasse o molusco como Patrimônio Imaterial. Dentre os famosos pratos nordestinos feitos tendo o sururu como ingrediente principal destacam-se a moqueca de sururu e o caldo de sururu.

O sururu é bastante semelhante à ostra e a maioria dos pratos feitos com ele utiliza o azeite de dendê que, assim como o sururu, também é bastante utilizado na culinária nordestina.

Até então, foi explicado o significado de sururu em sua forma mais literal, mas a palavra também é utilizada como gíria no Brasil. Neste caso, sururu é palavra utilizada para designar uma espécie de muvuca, briga, bagunça ou tumulto. Essa gíria é mais comumente utilizada em estados nordestinos, onde é possível encontrar o molusco sururu com mais frequência.

Sururu, quando utilizado querendo significar o molusco, pode ser substituído pela palavra mexilhão. Já quando é utilizado com o significado de bagunça, muvuca ou confusão, pode ser substituído pelo termo “furdunço”, também uma gíria.

O significado de Sururu está na categoria Significados