Significado de Symbian

O que é Symbian

Symbian é um sistema operacional e uma plataforma de comunicação que está presente em telefones celulares, basicamente os smartphones, especialmente os da Nokia.

O que é Symbian:

A empresa antecessora, antes do surgimento do nome Symbian, era chamada de Psion, que elaborou o EPOC16 – primeiro sistema operacional para aparelhos 16 bits.

Symbian teve seu lançamento em 1997. A primeira versão foi lançada em 1998: o Symbian 1 (Symbian Operating System – OS), por meio do modelo Nokia 9210 Communicator lançado em 2001 – com suporte para bluetooth.

O Symbian 2 foi lançamento somente no Japão, em 2010 – com tela de dupla orientação (retrato e paisagem), câmera de 12 megapixels e MOAP como interface gráfica.

A plataforma do sistema operacional foi criada de uma fusão e integração dos softwares das empresas:

  • Nokiz,
  • NTT DoCoMo,
  • Sony Ericson, e
  • Symbian Ltd.

A Nokia comprou a Symbian Ltd no final de 2008, tornando-se a principal organização que possuía o código do Symbian, tais como o núcleo OS Symbian e a interface do usuário.

Com o lançamento do iPhone (da Apple), a partir de 2007, bem como os celulares da Google que possuem o sistema operacional Android, as vendas da empresa Nokia começaram a cair.

Desde 2010, por meio do lançamento da versão Symbian 3, a Nokia tenta desenvolver e aperfeiçoar novos recursos para que o Symbian possa competir com os outros sistemas que dominam o mercado atual.

Em 2011, mais precisamente em fevereiro, a Nokia e a Microsoft fizeram uma parceria objetivando adotar o sistema Windows Phone 7 para os smartphones. Porém, ainda em 2011, em junho, o sistema operacional Symbian começou a ser desenvolvido pela Accenture.

Em janeiro de 2013, a Nokia tomou a decisão de não lançar mais aparelhos com o sistema operacional Symbian, que aparece no modelo Nokia 808 Pureview como o último lançado dentro desta plataforma.

O significado de Symbian está na categoria Significados