Significado de Temperatura

O que é Temperatura

Temperatura é o substantivo feminino que dá nome às mudanças de sensação do ar quente e do ar frio. É a medição de calor em um corpo ou em um ambiente. No sentido figurado, tem o significado de ação ou atividade.

As grandezas físicas que determinam o quão frio ou quente está um ambiente ou um corpo podem ser a agitação entre as moléculas, a radiação térmica ou o deslocamento da energia cinética.

A temperatura pode ser medida por termômetros que são calibrados em escalas diferentes, de acordo com as regiões do planeta, como é o caso do Celsius, do Fahrenheit e do Kelvin.

No Brasil, a escala usada são os graus Celsius (°C) e essa inclusive é a mais usada em todo o mundo e, em algumas regiões, como é o caso dos Estados Unidos, a escala utilizada é o Fahrenheit (°F). Já os cientistas costumam utilizar a escala Kelvin (K) e esta tem a particularidade de não possuir uma medida máxima, mas ela nunca chega a temperaturas abaixo de zero.

Para determinar a temperatura, é medida a movimentação ou vibração das moléculas. Quando a movimentação das moléculas está mais lenta, a temperatura é menor e quando a temperatura é maior, as partículas estão muito mais agitadas.

Dessa forma, para determinar a temperatura de um dia, é mensurada a movimentação das moléculas no ar de determinado local. Portanto, a temperatura está baseada na vibração entre as moléculas de determinado corpo ou ambiente.

Já o corpo humano possui uma temperatura padrão e adequada para o bom funcionamento dos órgãos e das funções vitais, que fica em torno de 36,5 °C e 37,2 °C. Essa temperatura pode variar um pouco no decorrer de um dia, em função do ambiente em que a pessoa se encontra ou se está fazendo alguma atividade física, mas ela não pode ser muito baixa, ao passo que ocasiona a hipotermia ou muito alta, que causa a hipertermia, e em ambos os casos pode levar o corpo ao óbito.

O significado de Temperatura está na categoria Significados