Significado de Teoria

O que é Teoria

Teoria é uma palavra que se refere ao conjunto de princípios fundamentais de uma arte ou de uma ciência é, portanto, uma opinião sintetizada, é uma noção geral. A origem do termo é grega (theoria) e se refere ao conhecimento descritivo racional; como substantivo tem como significado as ações de olhar, contemplar e especular.

O termo é utilizado em variadas áreas do conhecimento e, por isso, recebe o nome de teorias cientificas que buscam respostas aos principais problemas através da demarcação com o intuito de compreender e analisar melhor o objeto de estudo.

O nascimento de uma teoria é feito por meio de hipóteses que serão submetidas à investigação e, quando for o caso, a provas e experiências para verificar a sua validade. A Teoria é uma forma de conhecimento que visa explicar a existência e o motivo de determinadas coisas. São alguns exemplos: Teoria da Evolução Natural, Teoria da Relatividade, Teoria do Conhecimento e Teoria da Conspiração.

De acordo com o filósofo inglês Karl Popper (1902 – 1994), as teorias devem ser postas sempre a prova e selecionar aquelas que atendem a dedução lógica de acordo com a comparação dos resultados. Assim sendo, Popper sugere as seguintes linhas:

a) Comparação lógica das conclusões entre as teorias para que a coerência interna possa ser testada;

b) Investigação da forma lógica da teoria para verificar se o seu caráter é cientifico, tautológico ou empírico;

c) Comparação com outras teorias para verificar se há um avanço de ordem cientifica;

d) Comparação da teoria por meio de aplicações empíricas para que assim haja uma dedução.

Por conseguinte, uma teoria para ser aceita e, portanto, válida precisa passar pelo chamado rigor científico que envolve a formulação, embasamento teórico, testes e comparações para que seja considerada como avanço e contribuição para a ciência. Por fim, uma teoria nada mais é do que um modelo da realidade que pode ser conhecida e descrita.

O significado de Teoria está na categoria Significados