Significado de Terremoto

O que é Terremoto

Terremoto também chamado de sismo, tremor de terra ou embalo sísmico é um termo que tem origem no latim terrae motu e que pode ser traduzido para o português como movimento da terra. Um terremoto caracteriza-se por um tremor no chão podendo ser tanto de baixa intensidade, como um grande tremor, acarretando caos e destruição a região onde ocorre.

O terremoto acontece devido a causas naturais, em geral por causa da movimentação dos grandes blocos formadores da crosta do planeta, conhecidos como placas tectônicas, mas também podem ocorrer devido à atividade vulcânica ou a determinadas falhas geológicas.

Quando acontece um terremoto, ondas sísmicas percorrem uma certa área da superfície provocando tremores por onde elas passam. Essas ondas são como vibrações e a magnitude de um terremoto depende de sua energia.

Quando se fala em terremoto, costumam também aparecer alguns termos como epicentro e hipocentro. O epicentro é a extensão da região da crosta terrestre onde o tremor é sentido, enquanto que o hipocentro marca a local onde o terremoto é originado e onde os tremores são mais fortes.

Para estudar o funcionamento dos terremos, prever a sua ocorrência e evitar catástrofes, existem estações sismológicas, que estudam a dinâmica dos tremores de terra, com equipamentos como o sismógrafo e outras técnicas, que ajudam a fazer com que se entenda cada vez mais os mecanismos por trás dos embalos sísmicos, permitindo que se construa edificações mais resistentes a eles, e se desenvolvam técnicas preventivas e de sobrevivência quando de sua ocorrência.

Terremotos acontecem diariamente em todo mundo, mas em geral possuem baixa magnitude, não sendo muitas vezes nem sequer sentidos a não ser pelos aparelhos de detecção de tremores. Contudo, algumas vezes ao ano temos terremotos de grande magnitude, e em alguns desses grandes catástrofes se dão quando zonas habitadas são atingidas. Um terremoto de grande magnitude, além de destruir edificações e estradas, muitas vezes também leva a perda de um grande número de vidas humanas.

No Brasil, salvo alguns embalos esporádicos de baixa magnitude, não vemos a ocorrência de terremotos, contudo, em outras regiões do planeta, eles são bastante comuns, e esse é o caso da China, Grécia, Itália, Califórnia (EUA), Turquia, Irã, Japão, Uzbequistão e a costa oeste da América do Sul, sobretudo no Chile.

Terremotos e Tsunamis

Quando um terremoto ocorre nos oceanos, eles podem provocar os tsunamis. Algumas vezes os tsunamis aparecem como uma agitação do mar mais forte do que a habitual, mas em outras vemos a formação de ondas gigantes, que invadem regiões habitadas e têm um enorme poder de destruição, como o tsunami ocorrido em dezembro de 2004 no Oceano Índico, matando mais de 200 mil pessoas só na Indonésia.

Escala Richter

A magnitude de um terremoto é medida através de uma escala que vai de 2 a 10, conhecida como escala Richter. Quando um tremor atinge o valor de 2 graus na escala Richter, ele é considerado muito fraco, e nem sequer pode ser percebido pelos seres humanos; a partir de então, quanto maior o número na escala, maior a sua magnitude. O maior terremoto registrado atingiu 9,5 graus na escala Richter, e ocorreu em 1960, no Chile, um nível com enorme poder de destruição. Até hoje nunca se registrou um tremor de valor 10.

O significado de Terremoto está na categoria Significados