Significado de Trilogia

O que é Trilogia

Trilogia é um termo proveniente do grego antigo, formado pelo prefixo “tri”, relacionado a três, e de “logos”, cujo significado é “palavra”.

O que é trilogia?

No grego antigo a trilogia era um grupo de três tragédias, constituídas de poemas dramáticos, sempre apresentadas durante os jogos solenes que deram origem às Olimpíadas. A trilogia, nessa época, deveria ser apresentada em conjunto, uma após a outra, para que o público tomasse conhecimento do conjunto da obra e da mensagem que o poeta dramático grego queria transmitir.

Entre tantas tragédias produzidas como trilogia, o mundo moderno só conheceu a trilogia de Ésquilo, conhecida como “A Oresteia”, que é formada pelos poemas trágicos “Agamémonon”, “As Coéforas” e “As Eumênides”.

O significado original de trilogia permaneceu no mundo literário, sendo aplicado a qualquer obra literária, musical ou científica que esteja dividida em três partes. A palavra trilogia também passou a ser bastante utilizada no cinema, promovendo obras que se tornaram grandes sucessos de bilheteria.

As obras literárias escritas no formato de trilogia mais conhecidas são a “Trilogia Espacial”, de C.S. Lewis; “Trilogia da Esperança”, de Barbara Delinsky; “Trilogia da Herança”, de Nora Roberts; “O Tempo e o Vento”, do brasileiro Érico Veríssimo; “Os Caminhos da Liberdade”, de Jean Paul Sartre; e “As Crônicas de Artur”, de Bernard Cornwell, entre outras.

Alguns livros escritos no formato de trilogia se tornaram filmes, como é o caso de “O Senhor dos Anéis”, de J.R.R. Tolkien; “The Kane Chronicles”, de Rick Riordan; “Fundação”, de Isaac Asimov e “Saga Crepúsculo”, de Stephenie Meyer.

Algumas trilogias não apresentam a mesma história, sendo ligadas pelo mesmo tema, com enredos totalmente diferentes, como acontece com os romances indianistas de José de Alencar, formado por “Iracema”, “O Guarani” e “Ubirajara”.

Além desses exemplos de trilogia, podemos também considerar que façam parte do grupo um conjunto de três coisas que se ligam para formar uma trindade, ou um trio.

Trilogias famosas

Veja, a seguir, algumas das trilogias que fizeram sucesso no cinema:

  • Trilogia O Senhor dos Anéis, com os títulos A Sociedade do Anel (2001), As Duas Torres (2002) e O Retorno do Rei (2003);
  • Trilogia O Poderoso Chefão, estrelada por Marlon Brando, Al Pacino e Robert De Niro.
  • Trilogia Matrix, estrelada por Keanu Reeves e apresentando uma técnica inovadora nos cinemas com Matrix (1999) e as continuações Matrix Reloaded (2003) e Matrix Revolutions (2003);
  • Trilogia Bourne, protagonizada por Matt Damon, com os filmes A Identidade Bourne (2002), A Supremacia Bourne (2004) e O Ultimato Bourne (2007). Posteriormente, ainda foram lançados O Legado Bourne (2012), com Jeremy Renner, e Jason Bourne (2016), novamente com Matt Damon;
  • Trilogia De Volta para o Futuro, estrelada por Michael J.Fox e Christopher Lloyd;
  • Trilogia Indiana Jones, protagonizada por Harrison Ford, com os títulos Os Caçados da Arca Perdida (1981), O Templo da Perdição (1984), A Última Cruzada (1989). Ainda foi lançado, em 2008, o quarto filme intitulado O Reino da Caveira de Cristal.

Algumas franquias têm mais de uma trilogia, como é o caso de Star Wars, cuja primeira foi lançada em 1977, com o filme Star Wars Episódio lV: Uma Nova Esperança, com as continuações Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980) e Star Wars Episódio Vl: O Retorno de Jedi (1983).

Na segunda trilogia, lançada em 1999, a história começou a ser contada desde o início, com Star Wars Episódio l: A Ameaça Fantasma, tendo as continuações Star Wars Episódio ll: Ataque dos Clones (2002) e Star Wars Episódio lll: A Vingaça dos Sith (2005).

Em 2015, a terceira trilogia veio aos cinemas com o filme Star Wars Episódio Vll: O Despertar da Força. Mais dois filmes estão previstos para serem lançados e concluírem a saga (Episódio Vlll para 2017 e Episódio lX para 2019).

O significado de Trilogia está na categoria Significados