Significado de Tumor

O que é Tumor

Tumor é um substantivo masculino. O termo vem do Latim tumescens, particípio passado de tumescere, que significa “começar a inchar”, de tumere, que é “inchar”.

O que é Tumor:

O significado de Tumor, também conhecido como neoplasia ou neoplasma, é a alteração celular que provoca uma proliferação anormal das células em um determinado tecido do corpo. É um aumento excessivo e descoordenado que não se interrompe.

Como se sabe, a célula passa por um ciclo normal onde inicia suas funções no organismo desde o nascimento até o momento em que perdem esta função ou ficam danificadas – nesse momento elas morrem e outra nova célula toma seu lugar. O organismo é uma máquina que controla de maneira rigorosa a divisão celular, evitando que ocorra uma produção excessiva de novas células. Entretanto, o tumor poderá ocorrer quando uma ou algumas células deste organismo passarem por uma mutação – elas deixarão de morrer e o organismo não notará este fato.

Com isso, o corpo terá a produção de novas células, mas as antigas não morrerão. O tumor é exatamente o acúmulo de tecido gerado.

Muitas podem ser as causas para o surgimento de um tumor, também levando-se em conta diversos fatores de risco, tais como a idade, histórico familiar, alimentação, meio ambiente, entre outros. Porém, pode-se destacar as seguintes causas muito conhecidas e apontadas para o aparecimento de tumores:

  • Obesidade,
  • Tabagismo,
  • Estresse,
  • Genética,
  • Dieta desequilibrada,
  • Exposição ao sol em excesso,
  • Inflamações ou infecções,
  • Ingestão de bebidas alcoólicas abusiva,
  • Traumas ou lesões locais,
  • Exposição a toxinas ambientais.

Tratando-se da constituição histológica dos tumores, pode-se destacar o parênquima: nome dado às células características neoplásicas que se proliferam; e o estroma: vasos sanguíneos e tecido conjuntivo que nutrem e sustentam as células do parênquima.

Tumor Benigno

Tumor benigno é a denominação do tipo de tumor que é constituído por células semelhantes às que originaram o tumor, sendo que estas possuem um crescimento lento e bem delimitado.

Os tumores benignos são o tipo mais “tranquilo”, pois eles não tendem a reincidir após sua remoção e nem possuem risco de metástase (ato que ocasiona a disseminação e crescimento das células tumorais em outros locais do corpo).

É possível entender, portanto, que um tumor benigno não é capaz de se “descontrolar”.

Tumor Maligno

Já o tumor maligno, diferentemente do tumor benigno, além de ser notado pelo próprio nome, é aquele tipo de tumor conhecido como “câncer”.

Estes são os tumores que possuem um crescimento muito rápido, podendo se infiltrar em estruturas próximas ao local de origem, atacando outros órgãos – tanto por via linfática como por via sanguínea.

Ou seja, o tumor maligno geralmente se torna metástase, especialmente se não há um diagnóstico precoce e um tratamento adequado adotado. São os tumores que acometem as pessoas à morte.

O significado de Tumor está na categoria Significados