Significado de Ultraje

O que é Ultraje

Ultraje é uma palavra que pode ser entendida como sinônimo de ofensa, insulto, desrespeito. Um ultraje é sempre uma situação em que alguém se sente muito desagradado com as palavras ou o comportamento de alguém. E assim, um ultraje pode ser uma ofensa intencional a outra pessoal ou pode mesmo ser um comportamento considerado desagradável por alguém, mesmo que não houvesse a intenção de desagradar.

Uma situação de ultraje intencional é aquela em que um indivíduo com a intenção de ferir o sentimento de outra ou outros age ou se pronuncia de modo a desapontar ou ofender a essa pessoa ou grupo.

Por outro lado, um ultraje pode ser algo sem intenção, como, em uma festa tradicional, onde uma pessoa se veste de maneira totalmente contrária aos costumes, usando uma roupa demasiadamente sensual, por exemplo. Os membros da festa podem considerar a presença da pessoa em trajes inapropriados um ultraje, mesmo que essa não tivesse a intenção de provocar nenhum tipo de desgosto ou ofensa.

Ultraje a Rigor

No Brasil, a palavra ultraje remete, aos amantes de música, ao nome da banda paulista Ultraje a Rigor.

O nome da banda é um trocadilho com a expressão “traje a rigor”, nome que veio bem a calhar com a irreverência e bom humor do grupo surgido na primeira metade dos anos 80 e que caiu no gosto do público, fazendo muito sucesso inclusive com as crianças.

A banda se mantém na ativa até hoje, e pode ser vista toda semana no programa The Noite, de Danilo Gentili, no SBT.

O significado de Ultraje está na categoria Significados