Significado de URSS

O que é URSS

URSS é a sigla para União das Repúblicas Socialistas Soviéticas ou apenas União Soviética.

Em 1922 a URSS foi criada, mas sua história se iniciou em 1917, com a Revolução Russa. Durante a revolução, existiram muitos conflitos impactantes que foram capazes de derrubar a autocracia.

A autocracia, por sua vez, era destina a um poder próprio. Uma forma de governar, onde só existe um único poder político-estatal. Ou seja, um só governante possuía todo o poder para si mesmo.

A nível de estado, a autocracia tinha consigo o controle absoluto de comandar e controlar todos os níveis do estado. Quando a Revolução de 1917 se iniciou, o poder do Partido Bolchevique que era conduzido por Vladimir Lênin.

Os integrantes liderados por Lenin, faziam parte do Partido Operário Social-Democrata Russo e que em Portugal foram denominados como maximalistas.

Os maximalistas faziam parte de uma facção de dissidentes que justamente pertenciam ao Partido Socialista Revolucionário, que se ligava a um movimento camponês russo, que às vésperas da fracassada revolução russa em 1905, fazia exigências para aplicação de uma máxima correlacionada a um programa socialista – que em pouco tempo se tornou insignificante – porque estava associado a um pequeno grupo de camponeses anarquistas.   

Os Bolcheviques eram a favor de uma mudança política radical: visavam defender a Revolução Socialista Armanda, caso fosse necessário. Nessa mesma época também existiam os mencheviques, que eram um partido de grande representação.

A palavra mencheviques veio da palavra minoritário, estes se opuseram a Lenin, quando o mesmo propôs que o partido político deveria se constituir de uma elite revolucionária profissional.

Lenin falava que o campo político precisava se dedicar de forma exclusiva ao ativismo que era uma ação associada a mudanças políticas, fosse por meios violentos ou não.

Os mencheviques tinham o apoio da maioria dos delegados – que posteriormente se uniram à facção. Eles defendiam a revolução moderada, onde primeiro a democracia fosse introduzida e só então depois do capitalismo desenvolvido é que o socialismo assumiria sua posição. Já a maior parte do comitê central decidiu apoiar as ideias de Lenin.

Pouco depois de 1917, os bolcheviques passaram a ser conhecidos como PCUS – Partido Comunista da União Soviética. Nessa época, a Rússia possuía uma grande massa de operários que trabalhava demais e recebia pouquíssimo.

Nessa mesma época o governo absolutista de Czar Nicolau atuava e desagradava a maior parte do povo, que já vinha sofrendo bastante com uma liderança opressiva e massacrante.

Quais eram os ideais de Lênin?

Vladimir Ilyitch Ulianov, conhecido por Lênin, nasceu na Rússia em 22 de abril de 1870. Desde muito cedo, teve contato com a política e logo transformou-se em um grande revolucionário.

Após se formar em direito, se tornou marxista, dedicando-se expressivamente aos problemas na economia russa. Base de seus estudos vinham dos escritos de Marx e Engels.

Em 1885, ficou um período na Suíça e quando retornou à Rússia, no intuito de dar vida ao Partido Social Democrata Russo, acabou preso e exilado na Sibéria.

Em 1922, quando criou o partido, contraiu uma doença grave, que logo o levou a morte em 1924. Seu corpo foi embalsamado e hoje está no seu mausoléu na Praça Vermelha em Moscou.

Formação da URSS

Depois que a Guerra Civil se iniciou (1918) e se findou em (1921), a Rússia colocou em prática vários dos ideais socialistas.

A URSS foi instituída no intuito de promover soluções de ordem socioeconômicos que prejudicavam todo o povo.

Dentro desse sistema eram 15 estados formados pela URSS, que tinha a direção do partido comunista centralizado em Moscou.

Fim da URSS em 1991

Houve movimentos chamados de Separatistas nas Repúblicas Bálticas – Lituânia, Estônia e Letônia, o que resultou na desintegração das repúblicas da URSS.

Obviamente houve muitos fatores correlacionados para o fim da união soviética, mas o principal era porque o povo estava realmente descontente com o governo.

Pontos que favoreceram a desintegração da URSS

  • Distância dos ocidentais.
  • Retardo tecnológico.
  • Modelo econômico ultraconservador.
  • Uni-partidarismo (poder centralizado na mão do estado).

O significado de URSS está na categoria Significados