Significado de Usurpar

O que é Usurpar

Usurpar é um verbo que refere-se a ação de apoderar-se de algo de forma desonesta, podendo envolver a posse de algo por meio da força ou sem o devido direito. Com origem advinda do latim usurpo a palavra usurpar indica o ato de “usar, valer-se, gozar de; apropriar de;”.

No transitivo direto e bitransitivo, usurpar designa o ato de apossar-se de algo. Por exemplo, pode referir-se à exploração indevida dos direitos de um livro, uma música ou obra audiovisual. Também pode ser entendida no sentido de ocupação, quando, por exemplo, um indivíduo exerce algum cargo ou função sem o devido direito, podendo lesar a organização, seus clientes ou até mesmo a população (quando a referida organização é pública). No transitivo direto tem o sentido de tomar para si, assumir ou apropriar-se de algo indevidamente.

Vale ressaltar que a usurpação costuma envolver o ato de ludibriar, a enganação, burlar alguma regra/norma. O indivíduo usurpador é aquele que se vale de um ato e prática imoral para atingir os seus objetivos sórdidos, apossando-se de algo que não possui o direito legal ou mesmo tomando para si determinado bem material ou ocupação através da força.

Usurpar é crime?

Geralmente sim, uma vez que normalmente o ato de usurpar envolve crimes como fraudes, estelionato, falsidade ideológica (a fim de apossar-se de algum bem de outrem) entre muitos outros atos e práticas ilegais. Todas essas práticas são julgadas com base no código penal e a consequente pena e retenção variam com base nas leis e nos artigos que o indivíduo feriu.

A usurpadora

A usurpadora (no México La usurpadora) foi uma telenovela mexicana de muito sucesso que foi produzida por Salvador Mejita e dirigida por Nathalie Lartilleux e Beatriz Sheridan, remake de uma telenovela venezuelana. A novela conta a história de duas irmãs gêmeas que foram separadas após o nascimento. Depois de muitos anos reencontram-se, possuindo diferentes personalidades e condições financeiras, sendo uma delas pobre e a outra muito rica. Paola a irmã rica decide trocar de lugar com Paulina para poder ficar longe de sua família. A partir disso uma longa trama se desenvolve. 

 

O significado de Usurpar está na categoria Significados