Versátil

Versátil é um adjetivo que chega até a língua portuguesa como uma forma derivada do adjetivo latino versatilis, sofrendo apenas uma modificação, o desaparecimento do final –is.

Em português, o adjetivo versátil é chamado de adjetivo de dois gêneros, porque não possui variantes de gênero, ou seja, possui a mesma forma tanto para o masculino quanto para o feminino.

O que é Versátil

Versátil é tudo que é variável e, portanto, que é mutável, inconstante, instável ou polivalente.

O adjetivo versátil é aquele utilizado para descrever algo que não é constante ou homogêneo, ou seja, algo que muda com certa facilidade.

Quando o adjetivo versátil é utilizado para caracterizar pessoas, isso acontece com a intenção de designar alguém que possui habilidades para aprender ou realizar diversas coisas. Assim, uma pessoa versátil é aquela que possui vários talentos, podendo ser chamada, de maneira coloquial, de “pau para toda obra”.

Também pode ser chamada de versátil aquela pessoa que se acomoda e se adapta com facilidade frente a novas circunstâncias ou ambientes. Sendo assim, uma pessoa versátil é uma aquisição que muitas empresas visam fazer, pois alguém versátil tem diversos talentos e possui uma facilidade de adaptação, o que evita problemas caso a metodologia ou os rumos da empresa sejam modificados.

Quando o assunto é automóvel, são chamados de versáteis aqueles carros cuja agilidade é boa e que se movimenta com muita facilmente

A maioria dos materiais que são largamente utilizados pela indústria é versátil, como é o caso do PVC. O PVS é um plástico que pode ser utilizado para diversos fins, desde a confecção de brinquedos até a de bolsas de armazenamento de sangue além, de, claro, ser a matéria prima dos canos PVC.

Na área botânica, são chamadas de versáteis as antenas como as das gramíneas, que, presas apenas em um ponto, oscilam livremente, para qualquer direção.

 

Redação

Publicado por
Redação

Posts Recentes

Sensacionalismo

Sensacionalismo é um tipo de viés editorial, presente essencialmente na mídia em massa, no qual…

2 anos

Barbárie

Barbárie é uma palavra que vem do grego barbaros que significa “estrangeiro, forasteiro” ou, literalmente,…

2 anos

TBT

Tbt é uma das hashtags mais populares das redes sociais. O significado de TBT é…

2 anos

Ansiedade

Ansiedade é um estado psíquico marcado por um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão,…

2 anos

Cleptomaníaco

Cleptomaníaco é o indivíduo que sofre de cleptomania, ou seja, é incapaz de resistir à…

2 anos

Imunidade Parlamentar

Imunidade parlamentar é a expressão empregada para se referir ao agrupamento de garantias oferecidas aos…

2 anos

Este site utiliza cookies.