Significado de Vetor

O que é Vetor

Vetor é um substantivo masculino que significa portador ou ainda condutor e vem do latim vector, cujo significado original é “o que leva, o que transporta”, que, por sua vez, advém de vehere, de “levar”, “carregar”. O termo vetor possui inúmeros significados, tudo vai depender da área em que ele está sendo empregado.

Na Medicina, por exemplo, a palavra é muito usada nos estudos sobre epidemiologia. Nesse caso, o vetor é qualquer ser vivo que pode transmitir um agente infectante, casos da bactéria, vírus, parasita e protozoário. Por exemplo: o vetor da Doença de Chagas é o barbeiro, um inseto que possui hábitos noturnos. Ele é o responsável por carregar o agente infectante que pode transmitir uma doença para uma pessoa. Já o vetor do vírus da dengue, da febre amarela e do chikungunya é o aedes aegypti.

Na Física, por sua vez, o significado da palavra vetor é toda e qualquer grandeza que só é possível de ser determinada inteiramente quando é dado um número real que mede uma determinada unidade, uma direção ou, então, um sentido. Pode ser chamada também de grandeza vetorial. Há também o vetor unitário, aquele que possui módulo igual a 1.

Em Geometria, o vetor é determinado como um raio que vai de um determinado foco, ou de um dos focos, de uma curva a qualquer ponto desta mesma curva.

Na Matemática, a discussão sobre o vetor ocorre na área de Cálculo Vetorial. Ali, vetor é considerado o segmento de reta orientado, isto é, o conjunto de “n” quantidades que se tornam dependentes de um sistema de coordenadas chamadas n-dimensionais, que são transformadas de acordo com leis determinadas quando o sistema é modificado. Tem ainda os chamados vetores ortogonais, que também são formas de calcular vetores.

Em Astronomia, por seu turno, o significado de vetor faz referência à distância variável do centro do Sol ao núcleo central de um planeta qualquer.

Na área militar, o termo aponta para um veículo que transporta carga explosiva, especialmente nuclear.

Em Informática há um significado específico dentro da área de programação. Assim, o vetor é considerado uma estrutura de dados na qual são armazenados, de forma ordenada, inúmeros dados do mesmo tipo. Cada um deles é referido por meio de um índice. Eles também são conhecidos como estrutura homogênea de dados.

Logo vetor

Há também o logo vetor, que são logotipos criados quando se vetoriza a imagem, isto é, quando imagens são criadas através de computação gráfica. Essas imagens podem ser ampliadas indefinidamente, sem perder a qualidade de definição.

As imagens vetorizadas são traçadas por meio de retas e curvas calculadas através de fórmulas matemáticas. Isso permite manter as proporções ao mesmo tempo em que são preservados todos os detalhes das imagens. A imagem vetorizada possibilita a criação de imagens e logotipos de alta qualidade.

O significado de Vetor está na categoria Significados