Significado de Wanderlust

O que é Wanderlust

Wanderlust é uma expressão de origem alemã.

O significado de Wanderlust é traduzido como um desejo profundo de viajar.

A palavra é uma junção de Wander, que significa “migrar, trilhar, vagar”, mais lust, que quer dizer “desejo, luxúria, vontade profunda”.

Wanderlust é uma entre várias outras palavras que a língua alemã possui que especificam diretamente um sentimento, porém não se possui uma tradução perfeita e exata para outros idiomas.

De toda forma, Wanderlust se apoio em definir o sentimento que uma pessoa tem em viajar, de se deslocar de lugar. De maneira interessante, Wanderlust não somente se relaciona com o anseio de viajar, mas também com todas as sensações físicas e psicológicas que envolvem esta ação e as experiências que as acompanham.

Diz- que o termo Wanderlust também é um pedido desesperado de ir, de seguir, de ir em busca de uma elevação espiritual e mental, de buscar ou encontrar por si mesmo.

Wanderlust também quer trazer a ideia da saudade de algum lugar que nunca se esteve ou visitou. Uma pessoa que se considera “wanderluster” percebe que não se sente confortável estando sempre no mesmo local, não consegue ter raízes em somente um lugar, já que sente uma vontade incontrolável de conhecer novas pessoas, culturas e ambientes.

O termo Wanderlust acabou não sendo muito utilizado pela própria língua alemã, mesmo que sua origem remonte ao alemão medieval, pois existe um sinônimo mais comum, que é a palavra Fernweh. Já seu antônimo é Heimweh, que significa “saudade de casa”. Desde o início do século XX, a língua inglesa faz uso do termo Wanderlust, ocasionando maior popularidade a ele.

Seu uso também caiu na graça das pessoas por conta do filme americano Forrest Gump, lançado em 1994, onde narra a história do personagem principal que parte por uma longa caminhada pelos Estados Unidos, de um lugar para outro por conta de um forte desejo de ir.

Outro filme estadunidense que merece destaque é Wanderlust (Viajar É Preciso, título do filme no Brasil), lançado em 2012. De comédia, a obra conta com Jennifer Aniston e Paul Rudd como protagonistas.

Vários filmes podem traduzir o desejo de viajar que Wanderlust conceitua. São exemplos:

  • Na Natureza Selvagem (2007),
  • Sem Destino (1969),
  • Na Estrada (2012),
  • Comer, Rezar e Amar (2010),
  • Sob o Sol da Toscana (2003),
  • Diários de Motocicleta (2004),
  • Uma Semana (2008),

A palavra Wanderlust é também usada como nome de canções, a mais notória sendo da cantora islandesa Björk, lançada em 2008. As bandas R.E.M. e Nightwish também possuem uma música com esta expressão alemã.

O significado de Wanderlust está na categoria Significados