Significado de WLAN

O que é WLAN

Wlan é uma sigla para o termo inglês Wireless Local Area Network que, ao ser traduzido para o português, é o mesmo que “Rede Local sem Fios” onde se utiliza as ondas de rádio para fazer a conexão que é limitada a um determinado espaço, como, por exemplo, os espaços residenciais.

O Wlan é um tipo de conexão via wireless que permite o acesso à rede mundial de computadores por meio de notebooks, smartphones e tablets, cujo serviço pode ser limitado ao número de dispositivos.

A origem da tecnologia Wlan se reporta à Nova Iorque, nos Estados Unidos, como um programa piloto, que tinha o objetivo de cobrir cerca de cinco quarteirões da cidade com o Wireless e como a Wlan. No início era muito cara e foi utilizada somente como uma alternativa a tecnologia Lan nos locais como prédios, onde era muito difícil instalar os cabos.

Com o avanço tecnológico, o espaço de alcance do sinal do Wlan tem se tornado cada vez maior, assim como o seu custo tem se tornado mais reduzido.

Inicialmente, a configuração de acesso à internet era realizada somente por meio de cabos que permitiam a conexão. Mas, com o aumento do acesso através de dispositivos móveis como notebooks, tablets e smartphones aumentou-se a necessidade de simplificar a conexão, ao mesmo tempo em que ela deveria ser mais potente.

Com essa tecnologia, hoje é possível acessar a internet através de pontos (hotspot) como ônibus intermunicipais e/ou interestaduais, e até praças públicas, o que até algum tempo atrás era algo considerado inviável.

Além da WLAN, existem ainda outros tipos de rede que permitem a conexão de um dispositivo à internet, a saber: LAN (Rede Local), WAN (Rede de Longa Distância), MAN (Rede Metropolitana), WWAN (Rede de Longa Distância sem Fio), WMAN (Rede Metropolitana sem fio), SAN (Rede de Área de Armazenamento) e PAN (Rede de Área Pessoal).

 

 

 

O significado de WLAN está na categoria Significados