Significado de Workaholic

O que é Workaholic

Workaholic é uma gíria da língua inglesa, formada a partir de work (“trabalho”) + (alc)oholic (“alcoólatra, viciado em álcool”), mas com mudança do /o/ para /a/.

O que é Workaholic:

O significado de Workaholic é o nome dado para o indivíduo que é viciado em trabalho, ou seja, é alguém que trabalha demais, que dá prioridade ao trabalho acima de todas as outras coisas, é um trabalhador compulsivo, motivado pelas conquistas profissionais, dependente do trabalho, tendo pouco interesse em outros assuntos.

Dessa forma, workaholic não somente é viciado no trabalho, mas também no que cerca sua profissão, isto é, suas conquistas e realizações. Uma pessoa que coloca o trabalho acima de outros aspectos de sua vida (família, vida social, lazer e até mesmo de sua própria saúde) é chamado de workaholic.

Por exemplo: “Pauline se separou do marido, pois ele era workaholic e nunca tinha tempo ou vontade de sair com a família.”

Nessas situações, é comum notar que um workaholic deixará de lado momentos com a família e amigos para estar no ambiente de trabalho ou estar ligado de alguma forma com algum aspecto do seu trabalho.

É claro que, por conta dessa dedicação extrema, uma pessoa workaholic é muito bem-sucedida profissionalmente e financeiramente, entretanto há um desequilíbrio enorme com o restante e essencial de todo ser humano. A qualidade de vida desta pessoa é precária, pois provoca, através das diversas pressões cotidianas – principalmente pelo medo do fracasso –, vários problemas de saúde, como é o caso do mau humor, problemas de sono (geralmente insônia), agressividade, impotência sexual e até problemas mais graves, alcançando até a depressão.

O número de pessoas viciadas em trabalho está aumentando consideravelmente nos últimos anos. As razões são claras – no mundo corporativo atual, os indivíduos se caracterizam por atitudes de ganância, vaidade, competitividade elevada, assim como as necessidades de provar algo para si mesmo ou para os demais.

É claro que, contraditoriamente ao crescente número de workaholics, pode-se notar que muitas empresas estão buscando equilibrar a vida pessoal e profissional de seus funcionários – esta ação visa não somente o bem-estar da própria pessoa, mas também beneficia a empresa, pois melhora/estimula a produtividade.

Workaholic e worklover

Workaholic e worklover são dois termos que estão relacionados com comportamentos que as pessoas possuem quando aborda-se o âmbito profissional, porém com suas diferentes.

Como comentado, atualmente as empresas buscam valorizar um equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal de seus colaboradores para que ambos os lados tenham vantagens.

Nessas situações, as empresas buscam e aprovam os indivíduos que são worklovers. Enquanto que o workaholic é uma pessoa que pode não gostar do seu trabalho, mas é completamente viciado neste, em seus resultados e conquistas, o worklover – que pode-se traduzir como o “amante do trabalho” ou “o que ama o trabalho” – tem apreço por seu trabalho, procura se dedicar a ele, porém ele não é um vício, ou seja, seu trabalho se fundamenta em uma base saudável e produtiva.

Mesmo sendo também dedicado (mas não excessivamente como o workaholic), o worklover entende que trabalhar demais não é sinônimo de produtividade ou resultados. A visão é “trabalhar bem”: é saber quando parar para descansar, recuperar as energias para retornar ao trabalho e voltar a ser produtivo.

O worklover, portanto, irá ter cuidado com sua vida social, mental e familiar. É a concepção (quase um privilégio) de que quando se faz o que se gosta, consegue-se melhores resultados.

O significado de Workaholic está na categoria Significados