Significado de Xará

O que é Xará

Xará é uma palavra que entrou no dicionário da língua portuguesa no Brasil mais ou menos durante a época da colonização.

A palavra xará é um substantivo que pode ser tanto masculino quanto feminino.

O que é xará

 Xará é um termo que costuma ser utilizado para identificar pessoas que possuem o mesmo nome próprio. Por isso, é comum encontrar o substantivo acompanhando o verbo de ligação ser: ele é meu xará.

Por extensão, cará também pode ser utilizado como uma espécie de vocativo ou de nome próprio, como nas construções “vou te contar uma coisa, xará” ou “xará, me diz uma coisa...”.

Sendo usado como forma de vocativo, o xará muitas vezes é esvaziado de seu significado original, passando a significar amigo, companheiro ou camarada, como uma espécie de gíria.

De maneira mais formal, o xará pode ser chamado de homônimo. São homônimos todos aqueles que possuem o mesmo nome, não sendo algo restrito a seres humanos.

Na região sul do Brasil, o termo xará é pouco usado, sendo substituído pela palavra “tocaio”, tendo a mesma função e os mesmos usos, bastante semelhante ao termo espanhol tocayo. A substituição de xará por tocaio dá-se devido ao grande contato que a região sul do Brasil possui com países de língua espanhola.

A palavra xará também pode ser utilizada para designar uma das danças que fazem parte do fandango gaúcho.

Xará ou Chará

Uma das mais frequentes dúvidas reside na maneira correta de escrever a palavra, se xará ou chara.

A variante chará está errada, acordo com a norma culta da língua portuguesa,

Etimologia de Xará

A etimologia da palavra xará não é muito conhecida. Especula-se que ela tenha surgido a partir da expressão sa rara, do tupi-guarani, derivado de se rera. O significado dessas expressões seria “aquele que tem meu nome”, similar ao significado de xará.

 

O significado de Xará está na categoria Significados