Significado de Xeque

O que é Xeque

Xeque indica uma situação perigosa e arriscada, também se refere a contratempo, complicação, entre outros.

A famosa expressão “pôr em xeque” se originou do jogo de xadrez e é usada para definir o ato de ameaçar, colocar em perigo. Também pode indicar uma ação que pode colocar em dúvida a veracidade de algo.

Essa palavra “xeque” também pode se referir ao título concedido ao chefe de uma tribo de origem árabe ou africana, e até mesmo ao ancião de uma tribo muçulmana.

Já no sentido figurado é um ato parlamentar que se refere a: perigo ao governo.

O que é xeque-mate

Xeque-mate se trata de uma jogada de xadrez usada ao final da partida. Nessa ação o rei é impossibilitado de se mover para qualquer outra casa, ou ser protegido por outra peça, permitindo dessa forma ser tomado por uma peça adversária.

No jogo, quando somente a expressão “xeque” é utilizada quer dizer que o rei pode estar sendo ameaçado, porém ainda pode conseguir escapar. No entanto, quando o xeque-mate é dado numa partida, indica o fim do jogo.

Xeque no sentido figurado

No sentido figurado da palavra, a expressão “xeque-mate” se refere a uma situação de preocupação, por exemplo, quando uma pessoa recebe uma pressão de ter de tomar uma decisão que coloca em jogo ganhar ou perder algo. Este exato momento pode ser descrito como pôr xeque-mate em alguém.

Na língua inglesa, essa expressão pode ser traduzida como “checkmate”.

Xeque-mate pastor

O xeque-mate pastor se trata de uma jogada de xadrez em que um dos jogadores consegue vencer e dar fim a partida com apenas quatro movimentos. Isso acontece pelos movimentos das peças: bispo, dama e peões.

Esse movimento é considerado um dos métodos mais rápidos para terminar a partida, perdendo somente para o mate do louco, que consegue pôr fim ao jogo com apenas dois movimentos na partida.

A diferença de xeque ou cheque

Ambas as palavras, de fato, existem na língua portuguesa. Contudo, seus significados são extremamente diferentes e cada um deve ser usada em situações específicas.

A palavra “cheque” trata-se de um documento escrito, por exemplo como uma ordem de pagamento, de valor semelhante ao dinheiro.

A palavra cheque se origina da palavra estrangeira “check”. Se trata um inglês aportuguesado e transformado em cheque, baseado em sua pronúncia e regras do português, devendo dessa forma ser escrita com ch logo de início.  Logo trata-se de uma ordem de pagamento escrita de forma pré-datada.

Já a palavra “xeque”, como dito anteriormente, faz referência a uma situação perigosa ou contratempo. Também foi dito que pode se referir a um xeique (chefe mulçumano) e até mesmo ao chocalho manual feito com pedras e sementes.

A palavra xeque se origina do árabe xah e significa rei, tendo que ser escrita com x no início. Logo faz referência a xeique ou soberano, bem como risco, ameaça, perigo, contratempo, contrariedade e entre outros.

Ambas as palavras têm a mesma pronuncia, porém são escritas de forma diferente e assim como seus significados se diferem. Essas palavras são chamadas de homófonas na língua portuguesa.

No vocabulário português existem inúmeras palavras homófonas, como:

  • Xeque/cheque
  • Conselho/concelho
  • Cozer/coser
  • Sessão/cessão
  • Senso/censo
  • Cinto/sinto
  • Entre outros...

O significado de Xeque está na categoria Significados