Significado de Ximba

O que é Ximba

Ximba é comumente conhecido como uma gíria brasileira. A origem do termo é desconhecida.

O que é Ximba:

O significado de Ximba é uma gíria muito utilizada na região Norte do Brasil e traz a ideia de quando esforça-se muito por alguma coisa e esta não acontece. Por isso, “ximbar” pode significar “se dar mal, se ferrar, se ralar”.

O termo ximba ainda pode ter outros significados, como nos casos abaixo:

  • Ximba é o movimento que um cavalo faz como se estivesse espirrando – é quando se faz aquele barulho com os lábios e com o nariz –, sendo diferente do relinchar, pois não sai qualquer som, isto é, é somente um estranho movimento realizado pelo animal,
  • Ximba Uchyama é o nome de um baixista brasileira do gênero instrumental.

Sua atuação é conhecida, especialmente com cantores brasileiros famosos, como Caetano Veloso, Zizi Possi, Djavan, Gal Costa e vários outros.

  • Na Angola, ximba também pode designar a língua falada por uma tribo pertencente ao grupo tyihrero,
  • Ainda na Angola, ximba é o nome designado para a mais velha de duas gêmeas.

Ximba é uma palavra bem conhecida no candomblé, pois se refere a uma forma de castigo ou punição que o orixá inflige em seu próprio iniciado, quando ele extrapola as proibições demasiadamente. Estes castigos são aplicados, portanto, para aqueles que não observam e não respeitam as regras – ensinando o infrator que raciocine antes de ofender ou magoar a sua divindade.

Uma característica da ximba, nesse âmbito, é que ela não é aplicada de maneira particular, isto é, não é feita em local restrito ou reservado. Toda a comunidade vê este castigo, pois considera-se uma maneira de que as divindades mostrem seu poder e para estimular a conscientização de que o castigo poderá ser aplicado a qualquer outro.

O significado de Ximba está na categoria Significados