Significado de Xpistos

O que é Xpistos

Xpistos é um aportuguesamento do nome grego para Cristo que chegou até nossos dias através da tradição católica e por ser também o nome de um dos símbolos da Páscoa cristã. Com o tempo, o nome Xpistos também ganhou a grafia X.P.T.O, uma abreviação para o nome de Cristo usada somente em Portugal, onde também possui outros significados.

O termo Xpistos, como nome de Cristo e símbolo da Páscoa, pode ser representado pelas letras “x” e “p” escritas de forma a aparecerem sobrepostas e etilizadas, de modo que o “x” configure na parte inferior do símbolo e o “p” se destaque mais superiormente. É um símbolo pascoal, mas que pode representar Cristo em selos, moedas, documentos, roupas e onde mais se quiser.

Em Portugal o termo Xpistos é bem mais comum aparecendo recorrentemente como X.P.T.O, e é uma gíria popular no país. Para os lusitanos X.P.T.O significa tanto uma coisa cara, sofisticada, fina, como algo relativo ao mauricinho ou próprio de um playboyzinho como diríamos por aqui no Brasil.

Um outro sentido ainda para o X.P.T.O em Portugal é o equivalente ao de algo qualquer, indefinido, genérico. Quando não se sabe exatamente como se referir à alguma coisa, diz ser um X.P.T.O.

O significado de Xpistos está na categoria Significados