Significado de Yakuza

O que é Yakuza

Yakuza é uma organização criminosa de caráter transnacional, também conhecida como Gokudô, originária do Japão. Em seu país de origem, a polícia e a imprensa os chamam de Boryokudan, significando “grupo de violência”, enquanto os próprios membros se denominam Ninkyô Dantai (Organização Cavalheiresca).

O que é a Yakuza?

A Yakuza é famosa no mundo todo como organização criminosa, sendo conhecidos por seus crimes violentos e por um rigoroso código de postura, conduta e de honra. Originalmente, a palavra Yakuza é a junção de uma sequência de cartas de um jogo de baralho japonês, integrante o pior tipo de mão, com os números 8 – 9 – 3.

A organização Yakuza surgiu no começo do século XVII, nas cidades de Osaka e de Tóquio, sendo formados principalmente por ambulantes, ou mascates, e por criminosos e samurais que, depois de terminadas as Guerras Feudais, no ano de 1063, perderam muito do que possuíam, não tendo nem mesmo trabalho e estando arriscados a serem banidos do Japão.

Com o agravamento da situação econômica, essas pessoas se reuniram em grupos Yakuza, juntando-se para extorquir comerciantes e consumidores em mercados, vendendo produtos falsos ou defeituosos.

A Yakuza, até hoje, mantem em suas cerimônias de iniciação os rituais dos seus primórdios, conhecidos como Tekiy e Bakuto. Nos tempos atuais, embora esteja distribuída em diversos clãs, alguns deles se identificam através desses rituais, referindo-se aos jogos ilegais que promoviam com o objetivo de ganhar dinheiro dos incautos.

Atualmente a Yakuza é composta por quatro grandes clãs, que são os responsáveis pelo controle das atividades criminosas, como contrabando, jogos ilegais, tráfico de pessoas e outras, em toda a Ásia, com ramificações no mundo todo:

  • Yamaguchi-gumi, a maior das famílias da Yakuza, tendo atualmente mais de 40 mil membros, espalhados em 750 clãs;
  • Sumiyoshi-rendo, segunda maior família da organização, com mais de 10 mil membros divididos em 177 clãs;
  • Inagawa-kay, terceira família, possuindo 7 mil membros em 177 clãs, tendo sido a primeira família a atuar criminalmente também fora do Japão;
  • Towa Yuai Jigyo Kumiai, atualmente com mais de 1 mil membros, divididos em 6 clãs e tendo sido a primeira Yakuza a operar na Coréia.

Na Yakuza, o líder de cada um das famílias é conhecido como Oyabun (pai). Os membros são denominados Wakashu (filhos) e os parceiros do clã chamados de Kyodai (irmãos).

A principal característica, que também indica se um pessoa pertence ou não à Yakuza, são as tatuagens, que cobrem praticamente toda a pele.

O significado de Yakuza está na categoria Significados