Significado de Zona De Livre Comércio

O que é Zona De Livre Comércio

Zona de livre comércio se refere a um bloco econômico regional, cujos países participantes fazem um acordo entre si para eliminar as taxas alfandegárias, aumentando e estimulando, assim, as relações comerciais entre os mesmos.

O que é Zona de Livre Comércio:

As primeiras zonas de livre comércio surgiram logo após a Segunda Guerra Mundial. Nesse período, os grandes blocos econômicos se aliaram, formando, assim, grandes organizações geopolíticas e econômicas, que tinham como propósito o bem comum dos países que faziam do acordo.  

É importante frisar que a zona de livre comércio não é a mesma coisa que uma união aduaneira. A união aduaneira caracteriza-se pela aceitação de uma tarifa externa comum e a livre circulação de mercadorias entre os países associados.

Países que fazem parte de uma associação aduaneira devem aplicar as mesmas taxas referentes à importação de produtos para outros países que não fazem parte do grupo, assim, evita-se a concorrência entre os associados.  

Já na zona de livre comércio, não ocorre o mesmo, ou seja, não há a existência de uma política comercial comum, assim como não se estabelece uma única tarifa externa para as transações comerciais para outros países.

Exemplos de algumas zonas de livre comércio:

  • Zona de livre comércio Mercosul: o Mercosul apresenta-se como um exemplo de bloco de livre comércio. Formado pela união entre Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Argentina, em 1991, ele tem como objetivo a união aduaneira, isto é, a extinção de barreiras alfandegárias entre os países desse bloco econômico.      
  • Zona de livre comércio Nafta: Nafta é o nome dado à aliança feita entre os Estados Unidos, México e Canadá. Essa aliança se refere a um acordo de livre comércio assinado entre esses três países em 1992, mas que só começou realmente a vigorar em janeiro de 1994, isso devido a certos obstáculos relacionados ao etnocentrismo e xenofobia existentes em alguns setores dos Estados Unidos.
  • Zona de livre comércio em Xangai: a Zona de livre comércio em Xangai foi uma iniciativa do Governo chinês para tentar se adaptar às novas tendências do mercado mundial. Dessa forma, a China pretende aumentar seu crescimento econômico, principalmente por meio da atração de novos investimentos estrangeiros e impulsionar os setores de serviços. Tal abertura se deu um dia antes do aniversário de 64 anos da fundação da República Popular no país.

O significado de Zona De Livre Comércio está na categoria Significados