Significado de Adendo

O que é Adendo

Adendo é um substantivo masculino designado para expressar o que é somado, aquilo que se acrescenta; que é somado ou adicionado. Já no seu segundo sentido de utilização, a palavra adendo significa algum acréscimo que tem a intenção de corrigir; um comentário seja verbal ou por escrito que explica ou explicita. Nesse sentido, a palavra adendo pode ser uma forma de ratificar ou complementar um texto, um livro, uma obra ou mesmo um discurso verbal.

Um exemplo do uso da palavra adendo:

"Como dizíamos; os franceses sob comando de Napoleão Bonaparte formavam o exército regular mais poderoso da Europa... Ah, e com um adendo; eles possuíam grande mobilidade e disciplina.” – Nesse caso, adendo além de somar ao discurso então pronunciado também explica e explicita ainda mais sobre o tema. Esse é apenas um dos inúmeros exemplos possíveis para o significado e uso da palavra adendo.

Adendo de contrato é um texto complementar que é acrescido ao contrato quando alguma (ou as duas) das partes decide explicitar ainda mais algum aspecto ou adicionar uma nova informação. No meio burocrático os adendos são utilizados a fim de enriquecer ainda mais o contrato já estabelecido e contemplar as necessidades latentes das partes, uma vez que pode ocorrer a necessidade de mudanças (no caso, acréscimos) de fatos e fatores que não haviam sido previstos antes.

O adendo de contrato tem também o objetivo de evitar que precise ser realizado um novo contrato, sendo que ambas as partes precisem concordar com as alterações para que tal adendo seja incrementado.
 

O significado de Adendo está na categoria Significados