Significado de Advérbio

O que é Advérbio

Advérbio é como é chamada a classe de palavras que modifica o sentido de outro advérbio, de um adjetivo ou de um verbo, sem que para isso apresente variação. Os advérbios são invariáveis.

A língua portuguesa apresenta dez classes de palavras e o advérbio é uma delas. Destas classes, seis são as variáveis, pois podem flexionar em seu gênero, número, grau, tempo e pessoa. As seis classes de palavras variáveis são: verbo, substantivo, pronome, artigo, adjetivo e numeral.

O advérbio, por sua vez, se encontra entre as classes de palavras que não apresentam variações, e por isso são chamadas de invariáveis. Além do advérbio, as outras classes de palavras invariáveis são: a preposição, a interjeição e a conjunção.

Temos então que o advérbio não admite que sua forma sofra qualquer tipo de alteração, e que sua função mais importante é a modificação do verbo, o que pode ser chamado na língua portuguesa de função de adjunto adverbial.

Entretanto, sua função não se limita à modificação do verbo, sendo também utilizado para modificar outros advérbios, intensificando-os, modificar adjetivos ou mesmo modificar toda uma oração.  

Classificação dos Advérbios

Os advérbios, quando aparecem em uma frase, sempre denotam alguma circunstância e, conforme for sua aplicação na oração, eles podem ser classificados como advérbio de dúvida, afirmação, lugar, intensidade, modo, tempo, negação e etc. Vejamos alguns dos advérbios mais utilizados conforme a sua classificação:

Dúvida – possivelmente, talvez, provavelmente etc.

Afirmação – sim, realmente, certamente, efetivamente etc.

Lugar – aqui, aí, ali, cá, atrás, lá, perto abaixo acima, além, dentro fora, adiante etc.

Intensidade – muito, bastante, pouco, depois, tão, menos etc.

Modo – assim, mal, bem, devagar, depressa e algumas palavras com a terminação “mente”: ferozmente, alegremente etc.

Tempo – já, agora, ainda, cedo, amanhã, tarde, nunca, sempre etc.

Negação – nunca, não, jamais etc.

Graus dos advérbios

Outra classificação importante referente aos advérbios é em relação ao grau, em que se dividem em comparativos e superlativos.

Os advérbios de grau comparativo, se dividem ainda em advérbios de igualdade, superioridade e inferioridade; enquanto que os advérbios de grau superlativo se dividem em analíticos e sintéticos.

O significado de Advérbio está na categoria Significados