Significado de Amazônia Internacional

O que é Amazônia Internacional

Amazônia Internacional é o termo utilizado para designar a Floresta Amazônica em toda a sua extensão territorial, o que engloba limites e fronteiras entre diversos países. As nações que fazem parte da Amazônia Internacional são: Brasil, Venezuela, Colômbia, Guiana Francesa (pertencente à França), Peru, Equador, Suriname e Bolívia. Apenas para dimensionar, a Floresta Amazônica possui uma área com aproximadamente 5 500 000 km².

De todos os países que fazem parte da Amazônia Internacional o Brasil é o que tem a maior parte do território sob domínio, chegando a 60% de toda a floresta. Isso significa que o país tem grande responsabilidade à respeito do futuro ambiental da floresta. Você pode conferir o mapa da Amazônia Internacional para compreender o significado de sua grandeza continental.

Amazonas x Amazônia

Amazônia tem seu significado atribuído a Floresta Amazônica, um tipo de vegetação equatorial que só existe na América Latina e é considerada “os pulmões do mundo”, em função da grande quantidade de gases do efeito estufa que a mesma é capaz de absorver, protegendo a camada de ozônio. A Amazônia em si diz respeito à toda a floresta amazônica e sua extensão territorial na América Latina.

Amazônia Legal x Internacional.

Amazônia Legal é um projeto e determinação do governo brasileiro instituída com base em 9 estados onde a Floresta Amazônica Equatorial está localizada, sendo que tais estados possuem muitos problemas em comum, o que inclui o desmatamento e os dividiu economicamente do resto do país por muito tempo.

Já a Amazônia internacional diferentemente da legal não é composta apenas por estados do território brasileiro. Assim como descrito no início do artigo, ela conta com mais 8 países além do Brasil.

Região Norte

É a região brasileira com maior extensão territorial e é a que possui a maior parte da Floresta Amazônica de todas as regiões do Brasil. Em outras palavras isso significa que a região conta com incríveis 3.869.637 km² e é maior do que diversos países. Ela é composta por 7 estados, sendo eles o Amapá, Amazonas, Acre, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

O significado de Amazônia Internacional está na categoria Significados