Significado de Amém

O que é - Amém

Amém é um dizer que advém do hebraico e tem como significado concordar com algo que é dito em termos de fé e religiosidade. Quando as pessoas dizem amém após a fala de um padre, na verdade elas estão concordando com o que foi dito, uma vez que a tradução para o português brasileiro é assim seja. A escrita do Amém em hebraico é a seguinte: אָמֵןe normalmente é dita nos cultos e rituais das três religiões monoteístas: o cristianismo, judaísmo e islamismo.

O que é amém?

É uma palavra hebraica comumente utilizada no cristianismo, islamismo e judaísmo como forma de concordar com o que foi pregado. Possíveis sinônimos de amém, por assim dizer, podem ser exemplificados como verdadeiramente e certamente, ambos no sentido afirmativo de “assim seja”.

A palavra Amém em espanhol é escrita da seguinte forma: Amén.

Ámen, amem ou amém

Essa questão pode ser solucionada facilmente. Ámen significa exatamente a mesma coisa que amém, a única diferença, porém, é que essa é a forma como se escreve a palavra no português europeu. Já amém é a maneira como se diz no português brasileiro. Vale lembrar que ambas significam a mesma coisa.

A palavra amem não tem nenhuma conotação religiosa ou então de fé. É apenas a conjugação do verbo amar. Ou seja, se você vai dizer a alguém que ame outra pessoa, diria algo como: Ame e cuide daquela mulher!e no sentido coletivo: Amem uns aos outros!.

Já para a antiga língua romana e atualmente mantida pelo Vaticano em alguns estudiosos, Amém em latim escreve-se como Amen.

Com o passar do tempo a palavra amém também começou a ser utilizada no sentido informal não religioso, também no sentido de concordância. Porém, seu significado na maior parte das vezes continua ligado com a religiosidade.

Existe um filme chamado Amém realizado por franceses, alemães e romenos e é dirigido  por Costa Gravas. Ele faz uma exposição entre o relacionamento da igreja católica para com a Alemanha nazista.

O significado de Amém está na categoria Significados