Significado de Característica

O que é Característica

Característica é um elemento que ajuda na construção de uma ideia, conceito e da noção de alguém ou alguma coisa.

As características pessoais, por exemplo, são um conjunto da personalidade de alguém, e diz respeito às suas qualidades, defeitos e expressões.

Podemos encontrar na língua portuguesa vários sinônimos de característica, tais como as palavras qualidade, atributo, traço, aspecto, particularidade, elemento, peculiaridade, natureza, caráter, perfil e propriedade. 

São as características individuais de cada ser ou matéria que nos auxiliam na diferenciação de uma coisa para outra ou de uma pessoa de outra. São também qualidades específicas que podem ser psicológicas, físicas e intelectuais. 

Observe abaixo exemplos da descrição de característica

  • O cachorro vira lata é um animal doce e amável. Sua principal característica é a lealdade. Sempre se relaciona com seu dono de uma forma muito carinhosa. É um excelente amigo do homem.
  • Carlos é um homem determinado, porém impaciente. Sua principal característica pessoal é a hiperatividade. Mas, de alguma forma, ele se mantém muito focado em seus objetivos, o que o torna um homem que não perde tempo na vida.
  • O carbono é um elemento orgânico que possui seis elétrons, sendo que quatro deles estão na sua camada de valência 4 elétron, portanto, é um elemento tetravalente. Para se estabilizar ele necessita realizar outras 4 ligações interatômicas.

Cada exemplo apresenta a característica de um determinado assunto. Nota-se que são características diferentes, e fazem com que esses exemplos sejam vistos de formas distintas e individuais. Logo, as características são formas de determinar o conceito de algo ou de alguém, que seja possível diferenciá-las uma da outra

As características físicas também englobam as características de uma pessoa, se ela é alta, baixa, magra, forte, gorda, morena, loira, ruiva, se é negra, parda ou branca. Todos estes fatores genéticos são características individuais, portanto são elementos que atuam na construção do conceito dos indivíduos.

Também existem as características físicas das substâncias, como é o caso da água, que pode ser apresentada nos estados físicos, sólido, líquido e gasoso. Isso porque a substância criada entre a ligação entre dois átomos de hidrogênio com um de oxigênio faz com que apresentem características físicas únicas, como os pontos de fusão e ebulição.

As coisas materiais também apresentam suas características e podem ser descritas em inventários dos elementos que as compõem, como o inventário de todos os móveis que constituem uma casa, sendo que esses móveis serão descritos a partir das suas características. A cadeira, no caso, é um objeto de madeira maciça, com assento e encosto estofados em algodão. Constituindo um objeto de decoração e utilitário na casa.

A palavra característica tem origem no grego, sendo escrita da seguinte forma: kharakter. Assim como originária do latim, escrita como character, que significa marca gravada.

Em seu sentido figurado, a palavra característica foi compreendida como uma impressão, uma marca na alma e, por consequência, passou a ser utilizada como a qualidade que descreve e define algo ou alguém de forma bastante precisa, diferenciado um ser ou objeto do outro.

O significado de Característica está na categoria Significados