Significado de Cifose

O que é Cifose

Cifose é um termo de origem grega, provindo de “kyphosis”, que tinha o significado de curvatura.

O que é cifose?

A cifose é um problema que ataca a coluna vertebral, gerando uma curvatura acentuada, para fora, em sua parte superior. A cifose pode ser consequência de uma doença degenerativa, como osteoporose ou artrite, ou em virtude de má formação da coluna vertebral, ou de postura inadequada.

Os casos mais graves de cifose são denominados hipercifose, tornando a deformidade da coluna vertebral muito mais acentuada, ocorrendo de maneira lenta e gradual, provocando dores no paciente e tornando-se um mal que prejudica o bem estar orgânico. A hipercifose é mais conhecida como corcunda.

Muitos casos de cifose são considerados de origem idiopática, ou seja, não são esclarecidos, precisando de estudos para o seu diagnóstico. O quadro de cifose, muitas vezes, tem origem durante a adolescência, sendo assim denominados de dorso curvo juvenil. Algumas teorias associam a cifose à postura, à herança genética ou a defeitos da própria formação do esqueleto.

Alguns casos mais raros de cifose são em consequência de infecção ou de má formação congênita, de doenças neuromusculares, tumores ou doenças reumatológicas, como por exemplo, a espondilite anquilosante.

Deformidades da cifose

A coluna vertebral, quando normal e vista em sua lateral, apresenta quatro curvaturas fisiológicas, de sua própria constituição: a lordose vertical, a cifose torácica, a lordose lombar e a cifose do sacro, o osso que está mais próximo à bacia, permitindo a conexão do tronco com os membros inferiores.

Quando ocorrem os casos de cifose, a cifose torácica atinge de 20 a 40 graus de inclinação, muito acima do normal, podendo chegar a inclinações maiores, quando são chamadas de hipercifose.

Os casos mais comuns de cifose são:

Cifose de Scheuermam, que é uma curvatura acentuada da coluna, resultado frequente em adolescentes que são mais altos do que a média para sua idade e que, ao longo do tempo, adquirem hábitos de postura não adequados, sentando-se e andando encurvados. Trata-se de um problema que é reversível, com tratamentos direcionados à correção da postura.

Doença de Pott, que é uma enfermidade decorrente de tuberculose óssea, adquirida quando o paciente entra em contato, por inalação, com o Bacilo de Kock, responsável pela tuberculose, alojando-se o bacilo na coluna, com maior predileção pelas últimas vértebras torácicas e lombar. Depois de instalado, o bacilo começa o processo de destruição dos ossos, comprometendo as articulações vertebrais. O tratamento deve ser feito com antibióticos.

Osteoporose senil, que é provocada por fraturas múltiplas nas vértebras torácicas, provocando a hipercifose, com acentuada inclinação para a frente.

O significado de Cifose está na categoria Significados