Significado de Destarte

O que é Destarte

Destarte é um advérbio que significa por essa forma, assim, consequentemente, desta maneira, deste modo, desta forma e assim sendo. É um termo erudito formado pela junção de desta “mais” arte, que faz a ligação entre duas frases (orações), para demonstrar que existe uma relação entre elas de causa e efeito. O termo é assim uma conjunção coordenativa conclusiva.

Ainda que seja considerada uma palavra de cunho erudito a mesma é empregada, embora de forma rara, na linguagem coloquial ou escritas convencionais e populares. E é bastante comum o emprego da palavra destarte no meio jurídico, documentos oficiais emitidos pelos mais diferentes órgãos e empresas, textos e/ou documentos escritos em outras épocas e obras literárias de variados gêneros.

São sinônimos da palavra destarte: portanto, à vista disso, então, em vista disso, sendo assim, por conseguinte, deste jeito, logo e por isto.

Destarte x Dessarte

Dessarte é um dos sinônimos da palavra destarte. Ambos os termos são empregados de acordo com as regras gramaticais de utilização dos pronomes demonstrativos, a saber: este e esse. Dessarte é, para tanto, a junção de dessa mais arte, enquanto destarte é a junção de desta mais arte.

Deste modo, emprega-se a palavra destarte em situações que remetem a algo novo, ou seja, aquilo que passará a existir como, por exemplo, “Pretendo te levar amanhã no parque, destarte haverá uma apresentação musical bem legal e você vai gostar”.

Por outro lado, o termo dessarte é empregado para fazer referências a situações ou coisas que já foram mencionadas, ou seja, passa a ideia de passado. Como exemplo, tem-se a seguinte frase: “A dificuldade de recursos está se tornando pior e isso causa preocupação. Dessarte, será preciso pensar em uma nova alternativa para resolver o problema”.

 

 

 

 

O significado de Destarte está na categoria Significados