Significado de Enésimo

O que é Enésimo

Enésimo é um adjetivo masculino e um numeral. O termo vem da letra “n”, a partir da escrita por extenso, que seria “ene”, mais o sufixo -ésimo.

O significado de Enésimo se refere ao algarismo que preenche uma posição n dentro de uma determinada sequência, sendo que este número pode apropriar-se de qualquer medida enquanto identificado como número ordinal.

Enésimo é um termo variável da matemática e no âmbito da física – seu valor depende do objeto que deve ser localizado.

Em uma Progressão Aritmética (PA), existe o enésimo termo: se configura como o termo geral da progressão, sendo a base das fórmulas de cálculo das sequências numerais. Em casos de Progressão Geométrica (PG), o mesmo pode ser assegurado.

Enésimo segundo é uma expressão que existe na área da física para referenciar a distância que foi percorrida por um certo objeto em um certo momento específico de sua trajetória quando esteve em queda livre, ou ainda entre outros usos.

“Sequência de Fibonacci” é o nome de uma sequência infinita de números inteiros, onde cada termo subsequente corresponde a soma dos dois anteriores. Descobrir o valor de algum desses números, em certa posição, acontece através de uma fórmula para chegar ao tal de enésimo número. Isto quer dizer que necessita-se chegar ao número n para descobrir o valor de um número para determinada posição.

A sequência ganhou o nome por meio do matemático italiano Leonardo de Pisa – conhecido como Fibonacci – ainda no ano de 1202.

Teorias relacionadas à sequência de Fibonacci aparecem em filmes do gênero de ficção científica. Na vida real, pode-se aplicar a sequência na área da ciência da computação, no mercado financeiro e em teoria dos jogos, bem como em configurações biológicas (esta última tomando-se como exemplo a disposição das folhas em uma haste).

Enésima Potência

Na matemática, enésima potência é uma expressão que designa o monte de vezes que um número pode ser multiplicado por ele mesmo.

Isso quer dizer que se um número é uma enésima potência, ele será elevado a uma potência n.

Popularmente, a expressão enésima potência aparece como uma forma de adjetivar ou engrandecer sentimentos ou sensações.

Por exemplo: “Ela é bela na enésima potência.”

Enésima Vez

Enésima vez é uma expressão utilizada na linguagem coloquial que procura explicar alguma coisa que já foi feita ou aconteceu inúmeras vezes.

Por exemplo:

“Pela enésima vez, você pode diminuir o volume do rádio?”

“Já é a enésima vez que solicito atendimento de reparo da iluminação pública.”

A ação de que algo aconteça (ou seja realizada) inúmeras vezes acaba se tornando estressante, ainda mais por ser algo sem sucesso – chegando-se a exaustão dependendo do ato em questão.

Nessa ideia ainda existe o uso do “enésimo grau”, expressão usada para indicar aquilo que está em patamares distantes.

O significado de Enésimo está na categoria Significados