Significado de Ética Cristã

O que é Ética Cristã

Ética cristã é a ética que está de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo contidos nos quatro Evangelhos presentes como livros no chamado Novo Testamento da Bíblia.

Todos os ensinamentos de Cristo versam sobre o comportamento dos homens, ele ensina que há um caminho, certos comportamentos morais, ou seja, uma ética que levará o homem ao chamado reino dos céus e aquele que não seguir essa ética não desfrutará dessa benção.

O reino dos céus pode ser interpretado como um mundo que se conhecerá depois da morte, contudo, outras interpretações identificam a expressão como a felicidade aqui na Terra. Assim, a ética cristã seria aquela capaz de levar o ser humano à felicidade neste mundo ou naquele que só será conhecido após a morte.

A Igreja Católic, à medida que foi se consolidando como a religião oficial do império Romano e depois da Idade Média e de certa forma até os dias de hoje, ensina que a ética cristã é aquela em que o cristão abdica dos interesses materiais e do egoísmo em benefício de seus irmãos e, com isso, abrem-se as portas do reino dos céus a ele. A ética cristã é aquela em que o indivíduo vive em benefício do outro em detrimento de seus próprios interesses.

Contudo, apesar de a interpretação católica da ética cristã estar em acordo com o que ensinou Cristo na Bíblia, ela foi usada com fins que contrariaram a própria ética cristã, pois a Igreja, com o seu poder, acabou usando esse discurso para criar súditos dóceis e subservientes ao seu domínio.

Com o protestantismo, surgiu uma nova ética cristã, onde se prega que o trabalho árduo é abençoado por Cristo com compensações materiais. Nessa visão, desejar o conforto ou a riqueza não é algo contrário aos ensinamentos de Cristo, pois essas conquistas seriam frutos da aprovação divina e sucesso econômico e material podem então serem vistos como a conquista do reino dos céus e, portanto, da felicidade.

O significado de Ética Cristã está na categoria Significados