Significado de Ético

O que é Ético

Ético é uma variação de Ética, cuja origem se reporta ao grego ethikos que significa caráter. Deste modo, ser ético é o mesmo que se comportar em conformidade com os códigos de conduta estabelecidos e aceitos pela sociedade.

Quando se diz que houve uma ação ética é porque uma pessoa agiu de forma exemplar. Mas, existem outras situações que nem sempre são previstas nesses mesmos códigos e com isso o individuo deverá escolher qual o caminho ou ação que deverá realizar diante de alguma situação ou pessoa.

A Ética é um campo de estudo trabalhado pela Filosofia onde se leva em consideração os princípios morais que devem ser tomados pela humanidade. Quando uma ação tomada é realizada de forma contrária à Ética, se diz que o indivíduo teve um comportamento antiético, ou seja, agiu de forma irresponsável e desrespeitosa.

A Ética se aplica nas mais diversas áreas e profissões, embora seja comum a sua menção na medicina e no direito. Os profissionais devem conhecer o chamado Código de Ética ou Código de Conduta que são os princípios norteadores de suas atividades.

Se o profissional descumprir algum dos preceitos, estará sujeito a responder em processo administrativo por sua má conduta e, dependendo da gravidade do caso, poderá sofrer punições.

Agir de forma ética é, para tanto, agir de forma que não se prejudique outras pessoas – e isso inclui a preservação do nome de uma pessoa quando o fato ocorrido for comentado em sua ausência, onde é comum dizer “o caso que irei citar envolve uma pessoa que, por questões de ética, não vou dizer o seu nome...”.

Quando não se menciona o nome de uma pessoa é com o intuito de preservar a sua imagem, ou seja, não expô-la para as demais, já que a mesma poderá se sentir, dependendo do caso e sua gravidade, ofendida, humilhada ou menosprezada.

É também comum o uso do termo politicamente correto muito empregado na atualidade para falar sobre coisas que geralmente podem ofender ou agredir verbalmente outras pessoas de uma forma polida para que não haja má interpretação ou compreensão pejorativa como, por exemplo, ao invés de falar “negro” se diz “afrodescendente”, no lugar de “gay” se diz “homossexual” ou no lugar de “aleijado” se fala “deficiente físico”.

Embora sejam termos mais adequados a serem utilizados, a forma como são mencionados em meio a um comentário é que fará toda a diferença. Em outras palavras, ser ético é ser respeitoso e também discreto.

 

 

O significado de Ético está na categoria Significados