Significado de Frenesi

O que é Frenesi

Frenesi é um substantivo do sexo masculino que indica que alguma coisa está fora do normal num sentido eufórico e delirante. Frenesi é o estado de espírito daquele que sente entusiasmo e ao mesmo tempo se comporta ou se expressa de uma forma um tanto quanto caótica, meio sem sentido.

Um delírio suficientemente duradouro pode ser identificado por um comportamento tresloucado, fora do normal, o que pode ser chamado de frenesi. A ideia de frenesi se aplica a diversas circunstâncias onde identificamos alguma excitação e alguma confusão, assim, além de delírio, podemos identificar como sinônimos de frenesi termos como tresvario e desvario.

Podemos então aplicar a palavra frenesi para identificar um entusiasmo delirante; para descrever a sensação de um arrebatamento.

Podemos dizer frenesi ainda para nos referirmos a alguma atividade desempenhada sucessivamente; e nesse sentido ela pode ser aplicada como sinônimo de agitação, de uma situação que gere impaciência, de inquietação.

No mesmo sentido, como algo que está agitado e causa algum aborrecimento, podemos usar frenesi para indicar algo impertinente, inoportuno, que provoca enfado.

É possível ainda conectar frenesi ao significado de estardalhaço, bagunça, alvoroço, loucura, euforia. Portanto, a pessoa que encontra sua cozinha suja, pode dizer que encontrou tudo em frenesi; e podemos dizer que um boêmio vive a sua vida em frenesi.

Frenesi é ainda o título do filme tido como o mais sangrento da carreira de Alfred Hitcock. Lançado em 1972, Frenesi, foi baseado na obra de Arthur La Bern e dirigido pelo mestre do suspense.

O significado de Frenesi está na categoria Significados