Significado de Identidade de Gênero

O que é Identidade de Gênero

Identidade de Gênero é o modo como indivíduo se identifica com o seu gênero, ou seja, se o indivíduo se identifica mais como um homem, como uma mulher, como ambos ou então se é indiferente a eles.

O termo pode ser empregado também para as pessoas que se reconhecem conforme os aspectos visuais adotados como, por exemplo, um corte de cabelo ou o tipo de roupa. Existem duas compreensões básicas sobre a identidade de gênero. Uma delas diz que ela se constitui como fixa e, por isso mesmo, não sofre nenhum tipo de alteração independente do papel social relativo ao gênero que a pessoa assim se identifica.

Já do outro lado, acredita-se também que a identidade de gênero possa ser fruto de uma variada estrutura social que inclui desde a família, a religião, trabalho e a etnia. O conceito de identidade de gênero faz ligação com outras categorias. É importante ressaltar que sexo e gênero são conceitos distintos.

De acordo com estudiosos como o psiquiatra norte-americano Robert Stoller, que realizou um estudo em 1968, existe diferença conceitual entre os termos sexo e gênero. Segundo ele, o sexo refere-se aos aspectos ligados à anatomia fisiológica do indivíduo humano, ou seja, quando se utiliza a palavra sexo, é porque se faz algum tipo de distinção entre o sexo feminino e o sexo masculino, entre as fêmeas e machos; pois considera-se os aspectos biológicos.

Por outro lado, o conceito de gênero é uma referência aos significados relacionados aos aspectos sociais, históricos e culturais que fazem ligação direta ao sexo. Stoller chegou a estudar alguns casos de crianças de intersexo que, naquele momento, eram consideradas como hermafroditas ou que possuíam os “genitais escondidos” e que foram submetidas a uma educação conforme o gênero que fora designado no ato do nascimento.

Essas crianças, mesmo depois de compreenderem sua genitália, independentemente se sofrem com alguma intervenção cirúrgica ou não, normalmente se empenham para manter os padrões de comportamento da educação que receberam.

Sendo assim, Robert considerou que era muito mais simples e fácil mudar o genital do que o gênero de uma determinada pessoa. Desta forma, a identidade de gênero nem sempre corresponde diretamente ao sexo do nascimento da criança. Para estudiosos, como a professora Rita de Lourdes de Lima, uma pessoa pode nascer com um determinado sexo, mas se identificar com outro.

Tipos de Identidade de Gênero

Basicamente existem três principais tipos de Identidade de Gênero que são os seguintes:

Transgênero - Trata-se do indivíduo que se identifica com o gênero distinto do que lhe foi dado no nascimento. Não é um distúrbio mental e nem deve ser considerado como uma patologia ou qualquer coisa semelhante, pois pode representar uma violação aos direitos humanos do indivíduo como, por exemplo, alguém que nasce com as características masculinas biologicamente, mas que se identifica com o gênero feminino ou vice-versa.

CisgêneroTrata-se do individuo que possui identificação com o gênero correspondente ao do seu nascimento como, por exemplo, um homem que nasce com as características biológicas masculinas e que para tal se identifica como homem.

Não-binário – Diz respeito ao individuo que se identifica com a mistura de ambos os sexos, masculino e feminino, ou ainda que é indiferente a eles. As pessoas não-binárias possuem papéis sociais diferentes dos gêneros e criam, por conseguinte, uma terceira identidade que foge do padrão social de expressão de gênero (modo como o individuo se expressa na sociedade).

Identidade de Gênero e orientação sexual

Ambos os termos são distintos e um não está relacionado ao outro. Sendo assim, uma mulher transgênero é aquela que nasceu com o órgão sexual masculino, mas que possui identificação com o gênero feminino e pode ter qualquer tipo de orientação sexual, ou seja, ser heterossexual, bissexual, homossexual ou até mesmo assexual.

Já o termo “gênero” é empregado para mencionar e representar a diferença social e psicológica entre homens e mulheres, ou seja, a identidade de gênero é uma referência direta a identificação que a pessoa possui com determinado gênero, nenhum dos dois ou ambos. A orientação sexual depende da atração que um gênero desperta em um individuo.

Veja também o significado de LGBT.

O significado de Identidade de Gênero está na categoria Significados