Significado de Impreterivelmente

O que é Impreterivelmente

Impreterivelmente é um adjetivo que dá qualidade àquilo que é pontual e que ocorre no momento exato, sem falhas. Alguns sinônimos dessa palavra são: pontualmente, precisamente, exatamente, obrigatoriamente, rigorosamente e infalivelmente.

Essa palavra é usada para situações em que haja urgência, que são tão importantes, que não podem ser deixadas para depois e, com o peso da palavra, quem a ouve já sabe o seu grau de importância.

Alguns exemplos de situações importantes: chegar no horário certo de uma reunião para não perder um cliente importante; entregar o trabalho final na faculdade para não ser reprovado; tomar um remédio que não pode ser tomado fora de hora ou qualquer outra circunstância que se não for realizada no prazo adequado causará consequências desagradáveis.

A palavra impreterivelmente é usada em uma comunicação mais formal, seja verbal ou escrita, visto que no dia a dia as pessoas optam por usar palavras mais curtas e simples para conversar ou para digitar na internet, o que não ocorre com a palavra em questão, que é mais extensa e exige um pouco de atenção para pronunciá-la corretamente. Ela é muito usada em ambientes corporativos e educacionais e em legislações e outros documentos oficiais.

Exemplos de frases com impreterivelmente

  • O relatório sobre a entrega dos fornecedores deve ser enviado para o gestor impreterivelmente às 11h00.
  • Bruno tem que comparecer impreterivelmente a aula de hoje, senão será reprovado em faltas.
  • Consuelo toma seu remédio impreterivelmente às 9h00 e às 21h00 todos os dias, para não ter convulsões.
  • Todos têm que fazer o check-in e estar no aeroporto impreterivelmente antes do horário de embarque, para não correrem o risco de perderem o voo.
  • Estou farto de atrasos! Esteja aqui amanhã impreterivelmente no horário combinado, caso contrário, não precisa mais aparecer.

O significado de Impreterivelmente está na categoria Significados