Significado de INSS

O que é INSS

INSS é uma sigla utilizada no Brasil cujo significado é Instituto Nacional do Seguro Social.

O que é INSS

O INSS é um órgão federal, uma instituição pública criada com o intuito de auxiliar os contribuintes quanto a suas necessidades, de modo especial a aposentadoria, pensões em caso de morte ou invalidez, afastamento por doenças ou acidentes de trabalho.

O INSS recolhe contribuições monetárias, tanto trabalhadores formais quanto informais podem fazer a inscrição no INSS. As contribuições são mensais e, de acordo com a legislação brasileira atual, variam de 8% a 11% do salário do contribuinte.

Caso o contribuinte tenha carteira assinada, o valor é descontado direto do salário mensal. Já os profissionais autônomos ou liberais, pagam suas contribuições mensais através de guias mais específicas. Assim, mesmo sem trabalhar em regime de CLT, é possível que esses profissionais contribuam para o INSS para que, assim, usufruam de sua aposentadoria ou de qualquer outro direito quando houver necessidade.

As contribuições recebidas pela previdência social ocorrem através da guia GPS, ou Guia da Previdência Social. Lá ficam armazenadas todas as informações de valores que as pessoas contribuíram durante toda sua vida trabalhadora. Esse dinheiro é utilizado em diversos casos específicos, mas, em geral, ele é utilizado na aposentadoria, como fonte de renda para o aposentado. Assim, as pessoas contribuem para o INSS com parte de seu trabalho para que, quando não puderem mais trabalhar, recebam o dinheiro como salário.

 

 

O significado de INSS está na categoria Significados