Significado de Jah

O que é Jah

Jah vem da abreviação do nome de Deus na Bíblia que originalmente pode ser escrito como Yahweh, Yahuah ou Yahwah, que no português fica Jeová ou Javé. Essa abreviação apresenta metade do tetragrama YHWH que no hebraico forma o nome de Deus, constituído pelas letras do alfabeto hebraico Yohdh e he.

O significado de Jah em nossos dias está mais associado ao nome como os rastafáris jamaicanos e a cultura reggae como um todo se refere a Deus ou Javé. Assim, hoje o termo Jah está intimamente associado ao reggae. Contudo, em versões da Bíblia, em que o Velho Testamento é mais fiel ao original hebraico encontramos o termo Jah ou Yah 50 vezes. Em 26 ocasiões o termo aparece só, e em outras 24 aparece junto com a expressão Aleluia.

Em versões antigas do Novo Testamento, que originalmente foi escrito em grego, o termo Jah aparece quatro vezes no livro de Reis acompanhado da expressão Aleluia.

Jah Rastafari

O termo Jah se popularizou no ocidente graças a influência do reggae, que por sua vez tem influência da religião rastafári que costumeiramente refere-se a Deus usando o nome Jah.

A fé rastafári considera que Hailé Selassié, imperador da Etiópia, morto em 1975, foi um messias, a encarnação de Jah sobre a Terra e isso graças a uma interpretação de uma profecia atribuída ao reverendo James Morris Webb.

Tribo de Jah

Tribo de Jah é o nome de uma das mais importantes bandas de reggae do Brasil, formada em São Luís, Maranhão, no ano de 1986. Ela foi idealizada por Fauzi Beydoun e está até hoje em atividade levando reggae para todo o país e o nome de São Luís como a capital do reggae no Brasil, a Jamaica brasileira.

Uma peculiaridade sobre a banda Tribo de Jah é ter entre seus membros quatro deficientes visuais que se conhecem desde a infância.

O significado de Jah está na categoria Significados