Significado de Mácula

O que é Mácula

Mácula é um substantivo feminino, cujo significado indica uma nódoa de sujeira, um sinal de impureza, uma mancha, enfim. No sentido figurado, mácula é usada para qualificar algo vergonhoso, que produz efeito ruim para a reputação de determinada pessoa.

Por exemplo: José tem uma carreira sem máculas neste tribunal. Trata-se de um sujeito correto.

Ter mácula, portanto, está relacionado a um defeito. Em oposição a este significado, algo imaculado tem relação com perfeição, que não tem o que ser dito de negativo.

A palavra mácula tem como sinônimo os termos abaixo:

  • Descrédito;
  • Desonra;
  • Mancha;
  • Nódoa;
  • Vergonha.

A medicina utiliza muito a palavra mácula para indicar algum problema ou patologia no corpo humano. Por exemplo, na dermatologia, mácula é uma lesão originada a partir da exposição excessiva ao sol. A mácula na pele também pode ser indicada nos casos de queimaduras e sinais de envelhecimento, entre outros.

A mácula pigmentar pode ser dividida em três tipos. Uma delas é a mácula hipercrômica, que são as manchas mais escuras e assim o são por conta do excesso de melanina no local onde estão situadas. As máculas hipocrômicas são aquelas manchas mais claras que a cor da pele. Já as máculas acrômicas não possuem melanina, caso de manchas pós-inflamatórias.

Já na oftalmologia, a mácula é uma parte da retina do olho que se assemelha a uma mancha. A função da mácula no olho é possibilitar a visão de detalhes. Um mal funcionamento da mácula pode ser verificado quando há degeneração macular, um processo muito comum com o avançar dos anos e o envelhecimento do nosso organismo. Já um edema macular ocorre em decorrência da diabetes e pode afetar a visão. Neste caso, há um inchaço da retina.

Na odontologia, existe a mácula melanótica bucal, uma alteração pigmentar de cor marrom ou negra que pode aparecer nos lábios ou gengiva, especialmente em pessoas a partir dos 50 anos de idade. Não é possível dizer que esse problema se transforme em algo maligno, mas alguns casos são realizadas biópsias para tirar qualquer dúvida.

Há ainda na ginecologia a mácula rubra, uma alteração na coloração do colo do útero que pode ser verificada apenas por meio de exame.

O significado de Mácula está na categoria Significados