Significado de Mandamento

O que é Mandamento

Mandamento é um substantivo masculino. O termo é uma junção do verbo mandar, mais –mento. Mandar vem do Latim mandare, que significa “dar, entregar em mão, ordenar, dar uma ordem”. O sufixo –mento tem origem latina e tem a função de dar sentido de ação ou de seu resultado a verbos.

O significado de Mandamento pode ser definido como uma variação do verbo mandar, tendo um conceito de “ordem, regra”.

Mandamento é a ação ou resultado de mandar.

O termo é muito mais conhecido com o sentido de norma, uma regra a ser seguida, uma espécie de “lei” que aqueles que estão submetidos a ela precisam obedecer e respeitar. Mandamento é como uma voz de comando, mandado ou preceito.

Por exemplo: “O mandamento do diretor sempre foi seguido pelos colaboradores.”

No âmbito jurídico, mandamento é uma ordem escrita onde há determinação da realização de uma diligência, de um ato, etc. É o mesmo que mandato, nesse caso.

A palavra “mandamento” é também muito utilizada dentro da Religião, em especial no Judaísmo e Cristianismo, pois serve para designar cada um dos dez preceitos que, por meio de Moisés, foram revelados por Deus ao povo hebreu. Tais mandamentos eram uma forma para que o povo tivesse uma vida melhor.

Dez Mandamentos de Deus

Os Dez Mandamentos que Deus deu a Moisés foram escritos, posteriormente, por ele em tábuas de pedra. Na Bíblia, eles se encontram em Êxodo 20.

Resumidamente, os Dez Mandamentos proferidos por Deus são:

  1. Amar a Deus sobre todas as coisas,
  2. Não tomar seu santo nome em vão,
  3. Guardar domingos e festas de guarda,
  4. Honrar pai e mãe,
  5. Não matar,
  6. Não pecar contra a castidade,
  7. Não roubar,
  8. Não levantar falso testemunho,
  9. Não desejar a mulher do próximo,
  10.  Não cobiçar as coisas alheias.

O mandamento mais importante

Na Bíblia, é possível ler sobre um episódio em que Jesus é interrogado sobre qual é o mandamento mais importante entre aqueles que havia proclamado.

Para ele, o mandamento divino mais importante é “Amar a Deus sobre todas as coisas”. Dentro deste mandamento, é ainda possível afirmar que também equivale o “amar o próximo como a si mesmo”, afinal praticar estes atos fará com que todas as outras coisas fluam de maneira correta e natural.

Novela “Os Dez Mandamentos”

“Os Dez Mandamentos” é o nome de uma telenovela brasileira exibida e produzida pela emissora Record, com um total de 242 capítulos divididos em duas temporadas, com a exibição durante os anos de 2015 e 2016.

A novela é uma adaptação de quatro livros da Bíblia – Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. A trama narra a vida de Moisés, desde seu nascimento até a morte, com destaques para momentos marcantes de sua história, tal como seu encontro com Deus no Monte Sinai, a abertura do Mar Vermelho, as Dez Pragas do Egito, a revelação dos Dez Mandamentos, a libertação do povo hebreu, a travessia de quarenta anos pelo deserto e a chegada à Terra Prometida.

A telenovela alcançou recordes de audiência, além de receber indicações para prêmios nas categorias de melhor novela, melhor diretor e melhor escritor.

“Os Dez Mandamentos – O Filme” foi lançado em 2016, do gênero de fantasia/drama. Baseado na Bíblia e também na própria novela homônima da Record, a obra também aborda a vida de Moisés e as passagens mais importantes que também foram apresentadas na novela.

Muitas das críticas negativas do filme foram em relação ao resultado da obra ser basicamente mais uma novela do que um filme em si, já que teve sua adaptação da telenovela da Record. Ou seja, as avaliações daqueles que não foram favoráveis afirmam que há somente um “resumo” de dezenas de capítulos de uma novela em duas horas de filme.

O significado de Mandamento está na categoria Significados