Significado de Metrossexual

O que é Metrossexual

Metrossexual é um adjetivo de dois gêneros que se refere à metrossexualidade. O termo é bastante empregado para se referir a homens modernos que residem em grandes centros urbanos, que são narcisistas e empregam parte do seu tempo e dinheiro para cuidar de sua aparência e manter o seu estilo de vida.

Muitos dos seus hábitos se assemelham aos das mulheres como, por exemplo, o uso frequente de cosméticos, excessivos gastos com roupas e realização de cirurgias estéticas.

Curiosamente, o termo metrossexual, ao ser desmembrado, conta com radical “metro”, o mesmo de metrópole, por isso indica a tendência comum ao desenvolvimento de hábitos e estilo de vida de homens que se ocupam com a própria aparência nas grandes cidades, e que acompanham as tendências da moda de cada estação.

Provavelmente a origem do termo tenha surgido nos últimos anos da década de 1990 por meio da junção das palavras “metropolitano” e “sexual” como uma espécie de gíria.

Veja também os significados de Lumbersexual, Pansexual, e Retrossexual.

Em 1994, a palavra metrossexual foi utilizada pela primeira vez pelo jornalista britânico Mark Simpson, e depois foi aproveitado por várias revistas masculinas britânicas e norte-americanas para definir melhor o seu público-alvo.

Por um tempo, o termo perdeu força nos Estados Unidos, mas depois foi introduzido a partir do ano de 2000 e acabou alcançando grande popularidade. Já em 2002, Mark Simpson escreveu um artigo em que afirmou como exemplo de um homem metrossexual o ex-jogador de futebol britânico David Beckham, o qual fazia grande sucesso dentro e fora dos gramados; neste último, em especial, com as mulheres.

A partir daí a compreensão sobre o significado de metrossexual reduziu consideravelmente as confusões existentes mantidas, em especial, à homossexualidade e a cultura gay.

Após a publicação do artigo de Mark Simpson, a empresa euro RCSG Worldwide acabou adotando o termo para uma pesquisa de mercado. Nesse ínterim, acabou contribuindo com a divulgação do termo o jornal The New York Times.

Os metrossexuais são caracterizados por suas preferências e rotinas. As principais são as seguintes: não vivem sem o seu hidratante preferido, apreciam bons vinhos, gostam de carros esportivos de última geração, preocupam-se com a calvície e preferem roupas de marca famosa. Os metrossexuais são homens na faixa etária dos 35 anos e costumam ocupar boas colocações profissionais.

Em 2004, foi exibido uma série em Portugal intitulada “Metrossexual como eu” e a mesma vinculou o termo a homossexualidade masculina.

O significado de Metrossexual está na categoria Significados