Significado de Namastê

O que é Namastê

Namastê é uma palavra vinda do sânscrito  नमस्ते, (nʌmʌsˈteː) e é um cumprimento comumente utilizado no Sul da Ásia. A forma Namaskar é um pouco mais formal que Namastê, mas as duas demonstram respeito.

O que é Namastê

O significado de Namastê, de maneira literal, é: o deus que há em mim saúda o deus que há em você.

Namastê é uma expressão de cumprimento e saudação, pois no sânscrito namas- significa “curvar-se” ou “fazer uma saudação reverencial”, sendo assim, Namastê também pode significar “eu saúdo a você”.

A utilização de Namastê é bastante comum na região da Índia e no Nepal e costuma ser um cumprimento comum entre hindus, budistas, sikhs e jainistas. Ao dizer Namastê a pessoa deve ter a postura corporal correspondente. Essa postura conta com as mãos com as palmas pressionadas e os dedos virados pra cima. Em geral, a mão fica na altura do peito e faz-se uma leve reverência. É possível também que seja feito apenas o gesto, sem a palavra que o acompanha. O significado é o mesmo.

A saudação também pode ser realizada com as mãos em frente à testa, neste caso, demonstrando um respeito ainda maior. No caso de saudação a um deus ou a qualquer espécie de santidade, as mãos são elevadas acima da cabeça.

A forma mais formal do cumprimento pode ser tanto Namaskar quanto Namaskaara e é a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para o outro. Quer dizer que eu curvo-me perante a ti, que há um respeito quase religioso entre aquelas pessoas.

A essência por trás do gesto e das palavras Namastê, Namaskar e Namaskaara é a crença de que todos os indivíduos possuem uma mesma essência, feita da mesma energia e de procedência divina. Essa ideia possui uma força de paz gigantesca, pois não se quer ferir o divino e nem o outro, se ele é feito do mesmo que você.

O gesto Namastê costuma ser bastante utilizado no Ocidente em aulas de ioga. É uma saudação comum entre instrutores e alunos, demonstrando respeito.

Em geral, a saudação Namastê é realizada apenas entre pessoas de uma mesma crença ou que compartilham algo, por exemplo, como no caso da ioga.

 

O significado de Namastê está na categoria Significados