Significado de Orbitar

O que é Orbitar

Orbitar em física é seguir uma trajetória ao redor de um corpo sob a influência de alguma força, criando uma movimentação cíclica e periódica.

O que é Orbitar

Num sentido mais coloquial, podemos dizer que orbitar é girar ao redor de alguma coisa, andar em torno, circundar periodicamente. Pode-se dizer também de forma informal que orbitar é estar sob a influência de alguma pessoa ou alguma coisa, estar em determinada esfera de influência ou de ação.

Orbitar é o que fazem os planetas ao redor de suas estrelas, assim com as estrelas de uma forma geral ao redor do centro de sua galáxia. A astronomia define orbitar como a ação de descrever uma curva em torno de um corpo celeste ou como percorrer um caminho em torno de um corpo celeste movido pela força da gravidade.

Ao longo de séculos de observação das estrelas e planetas, os cientistas foram identificando pouco a pouco que os corpos no espaço estão sempre a orbitar. As primeiras órbitas identificadas foram a dos planetas, que orbitam o sol. Contudo, com o avanço da ciência e com a ampliação da capacidade de observação espacial constatou-se também o movimento das estrelas e que em diversas delas existem planetas em sua órbita.

Foram descobertas as leis do movimento planetário e nelas vemos que orbitar no espaço significa estabelecer trajetórias mais ou menos elípticas. Estrelas, cometas, asteroides, satélites, luas e os demais corpos celestes estão todos a orbitar.

O primeiro cientista que conseguiu dar uma explicação aceitável a respeito de como os corpos celestes podiam orbitar outros corpos no espaço foi Isaac Newton no século XVI, que atribui o movimento dos corpos à força de atração exercida pela gravidade. No século XX, Albert Einstein desenvolveu a teoria da relatividade geral, que diz que a órbita dos corpos no espaço se deve à deformação do espaço e do tempo causada pela gravidade.

O significado de Orbitar está na categoria Significados