Significado de Overdose

O que é - Overdose

Overdose é a exposição excessiva a algum tipo de substância química, lícita ou ilícita. O tema de origem inglesa pode ser traduzido como superdose ou dose excessiva.

A overdose pode ser uma overdose de remédios ou uma overdose de drogas. Porém, ela também pode ser causada por outras substâncias. Normalmente ocorre uma intoxicação que ocasiona diversos tipos de sintomas na pessoa. Alguns dos sintomas causados pela utilização excessiva são: falência de órgãos vitais, como por exemplo o coração e os pulmões; problemas respiratórios, perda de consciência, diversos outros efeitos devastadores sobre o corpo e a mente, podendo levar a pessoa à morte.

O processo fisiológico da overdose é o seguinte: a eliminação da droga ou metabolização é gerada pelo fígado. As drogas são decompostas na metabolização, gerando compostos simples e menos tóxicos. Porém, caso a ingestão seja em maior quantidade que a velocidade de metabolização, é ocasionada uma intoxicação, ou seja, acúmulo das substâncias tóxicas da droga. Essa intoxicação pode gerar efeitos catastróficos como depressão do Sistema Nervoso Central (SNC), parada cardíaca e respiratória, podendo causar por consequência a morte.

Overdose também pode ser ocasionada por excesso de comida. Uma pessoa que perde o controle da quantidade que ingere pode sofrer uma overdose, por exemplo, por ingestão exagerada de chocolate ou fast-food.

Não é incomum a notícia da morte de um artista ocasionada por overdose. Vários artistas importantes já morreram devido a isso, como Heath Ledger, Marilyin Monroe, Jimi Hendrix, Cory Monteith, Elis Regina, etc.

Não existe um padrão para definir um nível “seguro” para ingerir determinadas substâncias, pois cada organismo de cada pessoa funciona de maneira variada, respondendo às substâncias de maneira mais amena ou mais drástica. Porém, pode-se tomar por base que cada substância possuí certo potencial para criar uma overdose, algumas com potencial maior que outras.

Por exemplo, a heroína e a cocaína geram intensos danos diretamente no sistema nervoso, tem um risco extremamente alto de gerar overdose. Outro exemplo é o álcool, que, apesar da possibilidade de overdose ser muito menor que as outras duas substâncias, se consumida em grande quantidade pode provocar o coma alcoólico, sendo fatal se não for atendida a tempo. Existem casos que a pessoa não chega ao coma alcoólico, pois vomita ou adormece antes que possa aumentar as doses da bebida.

Sintomas de Overdose

Os sintomas de uma overdose são variados. Tudo depende do tipo de droga ingerida, a pureza da mesma, a forma que é ingerida, a quantidade que se ingere e mesmo a condição física e adaptabilidade do organismo do indivíduo são levados em consideração.

Os sintomas mais comuns de overdose são: vômitos; alucinações; suor excessivo; insuficiência cardíaca e respiratória; batimento cardíaco irregular; problemas de movimentação e fala; hemorragia cerebral.

É de vital importância ressaltar que quando uma pessoa está passando por uma overdose, nunca se deve tentar induzir a pessoa a dormir ou vomitar, pois isso pode colocar a vida da mesma em risco.

Acidental ou provocada

Existem dois tipos de overdose, a acidental ou provocada, podendo ser fatal ou não. A acidental é quando o indivíduo, sem saber dos reais efeitos ou mesmo quando não percebe a quantidade que está ingerindo, e por consequência, ingere demasiada quantidade daquela substância, causando a intoxicação.

Já a provocada é quando a pessoa tem plena consciência do que está fazendo ao provocar a overdose para suicidar-se.

O significado de Overdose está na categoria Significados