Significado de Pejorativo

O que é Pejorativo

Pejorativo é um adjetivo masculino com origem no termo em Latim pejorare, que significa “tornar pior” ou “piorar”.

O significado de Pejorativo serve para designar algo, alguém ou alguma coisa que é desagradável, vilipendioso, depreciativo e insultuoso.

Há o verbo pejorar na língua portuguesa que traz sentido de depreciar ou rebaixar.

O termo pejorativo determina palavras que possuam caráter negativo, ou seja, palavras que são usadas para ofender, denegrir a imagem de um indivíduo ou de humilhá-lo. Dessa forma, um termo com conotação pejorativa desonra uma pessoa.

A linguagem pejorativa é um recurso usado por pessoas que querem se referir a tudo como algo discriminatório, injurioso.

 Exemplo: “Por que eu deveria dar atenção a esse velhote?” – esta é uma frase que traz uma ofensa para a um idoso, onde é chamado de velhote, no sentido de discriminar a pessoa pela idade, como se ele fosse inútil.

Tem-se a palavra pejorative como tradução de pejorativo na língua inglesa. No inglês, pejorativo também é utilizado para termos que menosprezem, rebaixam ou desagradam algo ou alguém. 

Muitas pessoas escrevem “perjurativo” ou “perjoativo” ao invés de pejorativo. Essas duas formas estão completamente erradas e não constam no dicionário. Por isso, a forma correta é e sempre será “pejorativo”!

Alguns antônimos da palavra pejorativo são: apreciativo, enaltecedor, dignificante, laudativo, melhorativo e elogioso.

Palavras como piriguete, otário, baranga, besta, idiota, gordo, falso e diversas outras são termos pejorativos quando usadas em determinado contexto – quando procura rebaixar, humilhar e insultar determinado indivíduo, grupo de pessoas ou mesmo alguma coisa.

Exemplos: “Nossa, que mulher mais gorda! Será que ela não tem vergonha de sair com uma roupa dessas?”

“Olha só para aquele grupo: são todas barangas! Isso pode ser notado de longe!”

Outro exemplo é com a palavra ateu, que mesmo não sendo uma palavra negativa, dentro de um certo contexto pode ocasionar uma ofensa. “Desde quando algum ateu fala algo que preste?”

Pode-se entender que um termo pejorativo vai do modo de pensar de cada um.

Por exemplo, na teledramaturgia. As novelas de hoje sempre contam com alguns atores que fazem papéis de vilões, tratando os outros de forma depreciativa. Essa atitude causa raiva e indignação dos expectadores que acabam sentindo empatia pelo personagem ofendido, humilhado, discriminado.

O significado de Pejorativo está na categoria Significados