Significado de Racismo

O que é Racismo

Racismo é um substantivo masculino que descreve um grupo de crenças onde se estipula a hierarquia entre as raças e etnias. Ideologia política em que uma raça (tida como pura e superior) se considera no direito de dominar as outras. Discriminação social embasada na convicção de que há diferentes raças e que algumas são superiores às outras.

O significado de racismo inclui preconceito, discriminação ou ódio dirigido a alguém devido à sua cor, etnia ou origem nacional. Racismo no Brasil é crime previsto na Lei n. 7.716/1989, é inafiançável e não prescreve, quem o comete pode ser sentenciado após anos de o ato ter sido cometido.

O conceito de racismo está diretamente ligado aos significados de xenofobia (preconceito pela região), homofobia (preconceito por opção sexual), bullying de origem racista, entre outros tipos de discriminação debatidos atualmente. Representa a ação de menosprezo e depreciação não baseado em critérios científicos. Veja o que racismo pode fazer com a autoestima de uma pessoa. O racismo pode abranger:

  • Chamados de nomes racistas ou envios de mensagens e ameaças insultuosas;
  • Danos a pertences ou ter que presenciar grafites racistas;
  • Ataques pessoais, incluindo violência ou agressão;
  • Ser deixado de fora, tratado de forma diferente ou excluído;
  • Pessoas fazendo suposições por causa de cor, raça ou cultura;
  • Sentimento de que tem que mudar a aparência;
  • Piadas racistas, incluindo piadas sobre cor, raça ou cultura nacional;

Racismo e Preconceito

O preconceito e o racismo estão relacionados pelo fato de o racismo ser um preconceito de motivação étnica, com ideologia pré-concebida e depreciativa sobre um grupo social ou determinada etnia. Mas o preconceito nem sempre está ligado aos traços físicos e descendentes de um povo. Pode também ser motivado:

  • Pelo estilo de vida;
  • Orientação sexual;
  • Classe social;
  • Nacionalidade;

Com o propósito de resguardar os direitos fundamentais dos seres humanos, foi gerada a Declaração Universal dos Direitos do Homem, penalizando todo o tipo de discriminação por gênero, cor, nacionalidade, religião, idioma, etnia, entre outras condições de possível diferenciação.

A ONU (Organização das Nações Unidas) decretou o dia 21 de março como Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. O motivo da data deu-se em homenagem às vítimas do massacre que aconteceu na África do Sul, neste mesmo dia em 1960, onde mais de 60 pessoas acabaram sendo mortas.

O racismo e o preconceito podem afetar qualquer um, fazendo o indivíduo atacado se sentir como se não fosse importante ou não se encaixasse, deixando-o aborrecido, deprimido ou com raiva. Pode, ainda, sentir-se afetado por isso mesmo quando não é direcionado de forma aberta, como se tomasse as dores pelo que ouviu ou presenciou.

Racismo Reverso

O racismo reverso ou racismo inverso questiona a situação do racismo contra brancos, onde negros cometeriam discriminação contra indivíduos brancos. Esse ponto de vista não foi concebido cientificamente, pois fatores demonstram contradições em seus argumentos.

O racismo existe baseado na crença de que a discriminação social só acontece mediante a instituição de ligações de poder e hierarquias diferentes e fundamentados por fatos históricos e sociais. Grupos negros não manifestam poder superior aos brancos, o que não criaria ocorrência opressiva, justamente o princípio da atitude racista.

Tipos de Racismo

É ilegal tratar as pessoas de maneira diferente por causa de sua raça ou cultura. Assim, o racismo e a intimidação racial estão errados, mesmo que a pessoa não perceba que está fazendo isso. Definindo o que é o racismo, pode-se crer que há vários estilos dele, cujos quais são:

  • Individual;
  • Institucional;
  • Cultural;
  • Primário;
  • Comunitarista ou diferencialista;
  • Ecológico ou ambiental;

Definição de Racismo no Mundo

O significado de Racismo no mundo pode estar relacionado a indagações de fundo social, tanto em países desenvolvidos quanto subdesenvolvidos, principalmente sob a forma de xenofobia. O racismo nos Estados Unidos afeta com violência a maioria negra e hispânica, vivente nos subúrbios. Imigrantes árabes, a comunidade LGBT, entre outras minorias diferentes dos brancos norte-americanos estão na mesma situação.

Grã-Bretanha, França, Alemanha e Espanha sofrem com a crise econômica e o crescimento demográfico ocorrido pela imigração. Norte-africanos, sírios, ciganos e trabalhadores negros ilegais imigram para estes países e vivenciam diariamente a revolta de radicais que não os querem em seus países.

O racismo pode ainda estar ligado à política de uma nação, tendo como exemplo a Alemanha nazista, que caçou e matou judeus, eslavos, ciganos e outros grupos, baseando-se ser uma raça ariana superior. O antissemitismo (racismo contra judeus) levou ao Holocausto e à Segunda Guerra Mundial.

Momentos Importantes que Fazem a Diferença

O racismo foi muito discutido acima, porém é importante saber também o que fazer se alguém estiver sofrendo na pele o preconceito. Se alguém o estiver chamando por nomes, fazendo-o se sentir assustado ou tratando-o injustamente, há modos de fazer isso parar:

  • Ir embora. Há no racismo significado incompreensível. Se alguém está sendo racista, vá embora para se manter seguro e não revide ou responda.
  • Diga a alguém o que está acontecendo. Este pode ser seu professor, treinador ou familiar.
  • Manter em segurança. Caminhe para casa da escola ou faculdade com alguém que conhece e mantenha o telefone carregado. 
  • Manter um registro. Mensagens, vídeos ou um diário do que está acontecendo pode ajudar quando contar a um adulto usar como prova.
  • Fique seguro online. Altere suas configurações de privacidade, denuncie abusos no site ou aplicativo e bloqueie os usuários que o intimidam ou fazem comentários ou ameaças discriminatórios.
  • Continue contando. Poderá ter que falar mais de uma vez sobre racismo ou bullying racial.
  • Encontre alguém que ajude. Pode levar algum tempo para que o bullying pare.
  • Diga à polícia. Se sentir ameaçado ou um crime tiver sido cometido, denuncie às autoridades que podem ajudar.

O significado de Racismo está na categoria Significados