Significado de Sábado De Aleluia

O que é Sábado De Aleluia

O Sábado de Aleluia ou sábado santo é um dia intermediário, uma vez que na sexta-feira tenha ocorrido a crucificação de Jesus Cristo e o Domingo seja a data de celebração da Páscoa. O Sábado de Aleluia é uma data que não possui um dia específico de comemoração no calendário, mas sua ocorrência geralmente acontece entre os dias 21 de março e 24 de abril.

O Sábado da Semana Santa ou Sabbatum Sanctum é assim o último dia da Semana Santa, a qual é repleta de simbolismos referentes aos últimos dias de vida de Jesus Cristo. Também conhecido como o dia de Vigília Pascal por ser um momento de profunda reflexão e orações realizadas pelos cristãos ao redor do mundo.

No Catolicismo, é tradição desnudar os altares das igrejas, não celebrar a Eucaristia ou qualquer outro Sacramento e as celebrações realizadas são aquelas que fazem parte da Liturgia das Horas após o anoitecer. É neste dia que acontece a famosa malhação de Judas como representação da morte de Judas Iscariotes, que foi o discípulo que traiu Jesus.

Na Igreja Ortodoxa, é tradição os fieis comemorarem a data na Igreja do Santo Sepulcro, localizada em Jerusalém, onde um sacerdote sai portando velas que são conhecidas como a Luz Sagrada, as quais são acesas de forma espontânea e milagrosa segundo a crença dos fieis.

Os judeus, cuja tradição cristã tem seu berço, não realizam comemorações ou rituais neste dia. Apenas comemoram o Domingo de Páscoa (Sêder de Pêssach). A data é lembrada como a libertação desse povo do cativeiro no Egito.

Para os Umbandistas, neste dia os atabaques são acordados, após terem sido lavados com ervas e guardados. O intuito é de fortalecê-los uma vez que, os orixás estão em guerra e no sábado, o orixá guerreiro Ogum distribui pães como representação da vitória na guerra e estabelecimento da paz.

 

 

O significado de Sábado De Aleluia está na categoria Significados