Significado de Solenidade

O que é Solenidade

Solenidade refere-se à ocasião onde são reunidas pessoas com algum objetivo comum e onde vemos um comportamento respeitoso, bem como algumas regras formais que norteiam o encontro. Solenidade é a qualidade daquilo que é solene, é uma cerimônia, uma celebração.

Uma reunião que apresente um caráter enfático ou majestoso pode ser identificada como uma solenidade.

Muitas vezes a solenidade tem um caráter formal, justamente porque tem como intenção tornar válido alguma coisa perante a sociedade. Quando um novo governante eleito toma posse do governo, é feita uma solenidade, um reunião formal, onde certos protocolos são seguidos, determinados documentos são assinados, onde alguns presentes tomam a palavra e concretizando assim uma cerimônia que consagra o governante ao novo mandato.

Nas escolas, durante muito tempo existia o costume de reunir os alunos diante da bandeira para se cantar o hino do país, era uma ocasião em que se exigia muito respeito aos símbolos nacionais e ao bom comportamento, essas ocasiões eram chamadas de solenidades.

Do ponto de vista religioso, as solenidades também são uma constante. Nas mais diversas crenças pelo mundo, vemos sempre a ocorrência de celebrações que visam conectar os fiéis a sua fé, ao seu deus, ou lembrando datas e acontecimentos relevantes para o seu paradigma religioso. Essas cerimônias são sempre muito cheias de solenidade.

Pelo caráter formal, majestoso e respeitoso conferente ao conceito de solenidade, a palavra acabou ganhando por extensão também outro sentido. Quando alguém é demasiadamente formal em sua argumentação, fala de forma pedante, exibindo seus conhecimentos, enfatizando demais certos pormenores irrelevantes, dizemos que a pessoa fala de forma solene, se expressa com solenidade.

Solenidade de Formatura

Uma solenidade está muito ligada ao cumprimento de uma etapa, sendo uma celebração que comemora esse momento, servindo como um rito de passagem. E entre as solenidades que hoje temos presentes em nossa vida em sociedade, podemos destacar a solenidade de formatura.

Nas cerimônias de formatura, que em geral acontecem principalmente quando se conclui o ensino superior, temos um evento cheio de solenidade, que para alguns é uma momento muito importante na vida e que para outros é um evento chato e totalmente desnecessário.

O significado de Solenidade está na categoria Significados