Significado de UNICEF

O que é UNICEF

UNICEF é uma sigla inglesa.

O que é UNICEF:

O significado de UNICEF é United Nations Children’s Fund, que, ao traduzir-se para a língua portuguesa, entende-se como o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Antigamente, o nome era mais extenso United Nations International Children’s Emergency Fund (Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância, em português).

O UNICEF foi instituído em dezembro de 1946, tornando-se parte permanente da sua criadora, a ONU (Organização das Nações Unidas), em 1953. O órgão defende os direitos das crianças, buscando suprimir suas necessidades básicas, além de auxiliar no desenvolvimento destas.

Na época da criação do UNICEF, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o cenário das crianças, principalmente no continente europeu, na China e no Oriente Médio era preocupante, pois grande maioria permanecia órfãs, sem ter onde morar, sem ter o que comer e, para piorar, doentes. Esse desamparo e visão desoladora foi o passo para a união e decisão de trabalhar em prol destas vítimas – visão primária da organização.

A extrema miséria de crianças ao redor do mundo fez com que a entidade mudasse a situação, passando a assumir-se como um órgão de auxílio e amparo permanentes e persistentes.

O UNICEF trabalha em 190 países e territórios através de programas de país e dos Comitês Nacionais (organizações não governamentais que articulam os direitos infantis, juntamente com as tarefas de arrecadar recursos, vender produtos da marca UNICEF, estabelecer parcerias, entre outras).

Os recursos do UNICEF, no caso do órgão no Brasil, provêm de alianças corporativas, da sede, dos Comitês Nacionais, de doações individuais e de outras organizações. Há um escritório nacional situado em Brasília e oito escritórios zonais nas cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Belém, Recife, Fortaleza, Salvador e São Luís.

O escritório nacional de Brasília tem a responsabilidade de desenvolver projetos a partir de resultados coletados de experiências locais e que foram apoiadas e apreciadas pelos escritórios zonais. Outra competência do escritório é atuar com o poder público federal para que se promovam políticas pública e leis a favor da infância do Brasil.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está desde 1950 em território brasileiro, buscando ser o causador de diversas transformações positivas no âmbito da infância e adolescência. Campanhas de imunização, aleitamento materno, acesso universal à educação e enfrentamento ao trabalho infantil são alguns exemplos de causas pelos quais o UNICEF está sempre presente.

Para conhecimento, pode-se citar a leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O significado de UNICEF está na categoria Significados