Significado de URSAL

O que é URSAL

Ursal é a sigla resultante de (União das Repúblicas Socialistas da América Latina) expressão cômica criada pela socióloga brasileira Maria Lúcia Vitor Barbosa no ano de 2001 para alfinetar intelectuais e políticos de esquerda, referente às críticas a Área de Livre Comércio das Américas, comandada pelos Estados Unidos. O termo ganhou força e, posteriormente, foi usado no YouTube, por políticos e eleitores de extrema-direita.

O significado de Ursal, no entanto, é um acrônimo fictício. O termo foi cunhado em artigo publicado pela professora Maria Lúcia Victor Barbosa em 2001 usado ironicamente para criticar o “Foro de São Paulo”, grupo que integra partidos e organizações de esquerda na América Latina. 

Luiz Inácio Lula da Silva (mais tarde eleito presidente do Brasil) e Fidel Castro juntaram-se naquele ano à reunião do grupo em Havana. Em seu discurso, Lula criticou a ideia de criar a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), dizendo que o acordo significaria o fim da integração latino-americana.

A origem da Ursal deu-se como um comentário descartável em um artigo naquela época. Depois, foi adotado por apoiadores da extrema-direita que o levaram a sério e o ressurgiram no YouTube, sendo finalmente nomeado de “plano Ursal” e denunciado como uma genuína conspiração comunista pelo candidato evangélico à presidência do Brasil, Cabo Daciolo, durante o primeiro debate presidencial de 2018. No programa, realizado pela TV Band, Daciolo perguntou ao candidato de centro-esquerda Ciro Gomes sobre o “plano Ursal”.

Há em Ursal significado relevante na reação ao artigo, que recebeu muitas indagações de pessoas se perguntando se a Ursal existe. E embora negasse sua existência e dissesse que o termo era fictício, a história sempre se manteve pendente para a extrema-direita brasileira. Em 2006, por exemplo, o guru da extrema-direita Olavo de Carvalho citou a Ursal como um plano real no artigo publicado pelo jornal “Diário do Comércio”.

Depois que o termo foi mencionado no debate, Carvalho publicou um vídeo ostentando ter denunciado o plano anos atrás e repetindo que era “um órgão do Foro de São Paulo”. Para a extrema-direita e Cabo Daciolo, a Ursal defende uma ideia de Pátria Grande (expressão cunhada pelo escritor argentino Manuel Ugarte em 1922 num livro de artigos que apoiam a unificação da América Latina) com o Foro de São Paulo, acordos políticos e econômicos e blocos regionais.

Carvalho disse que os países do BRICS (Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul) queriam criar uma moeda única, que “significaria a construção de um governo mundial, sediado nas Nações Unidas”. Não há justificativa para essa afirmação, embora os BRICS tenham constituído um banco de desenvolvimento conjunto que está em operação desde 2016. Realmente, a ideia de rivais estratégicos como China e Índia se juntando a uma união monetária parece, na melhor das hipóteses, absurda.

Contudo, apoiadores da direita radical insistiram que a Ursal é a segunda parte de um plano de três etapas para criar uma única nação comunista e anticristã na América Latina.

Esses blocos, os maiores sendo o Mercosul (Mercado Comum do Sul) e a Unasul (União das Nações Sul-Americanas), não visam criar um continente socialista unificado. No entanto, a ultradireita alegou não apenas isso, mas levou suas reivindicações adiante. Afirmando que a unificação da América Latina é o primeiro passo para reunir o mundo sob um único governo.

Após muita polêmica, a maioria reconheceu que a sigla foi criada como uma piada, porém reforçando que o importante não era o termo em si, mas a intenção de criar uma América Latina comunista unificada.

Afinal, Ursal o que é

Por fim, a Ursal ou União das Republiquetas Socialistas da América Latina não passou de uma falsa teoria conspiratória sobre a tomada socialista da América Latina. No entanto, depois de ser discutida em um debate presidencial muito visto, a teoria tornou-se objeto de zombaria on-line.

Após o debate, as pessoas na internet faziam piadas sobre a teoria da conspiração. E, ao longo das eleições, mais pessoas postaram piadas sobre o grupo, incluindo fotos de ursos, baseados na palavra portuguesa para ursinho, "ursão", uma palavra sonora foneticamente similar à Ursal.

Depois disso, o termo se espalhou nas redes sociais, especialmente no Twitter, com vários usuários apoiando a ideia e listando as possíveis vantagens que a Ursal debate. Também, alguns internautas postaram clipes da cantora Xuxa Meneghel cantando a música de 1992 intitulada "Whole America". 

O significado de URSAL está na categoria Significados