Significado de Default

O que é Default

Default é uma expressão em inglês cujo significado é descuido, falta, negligência ou mesmo omissão. Default pode dar uma ideia de que algo está faltando ou que não está completa.

Para a área do Direito, default significa ausência, falta de comparecimento em juízo ou revelia. Além disso, também pode significar falta de pagamento.

Default também aparece quando se refere a um calote, sendo que o termo tem como definição o descumprimento de alguma cláusula contratual de compra e venda ou em acordos econômicos entre países, bem como entre países e bancos e até mesmo entre países e instituições financeiras. Um exemplo disso é o default que acometeu a Argentina ao não ter sido capaz de pagar a dívida com os credores norte-americanos, em 2014.

Nesta área, default ainda pode ser uma mudança unilateral que trata das condições de dívidas acordadas nos contratos, tendo garantias, prazos e juros definidos.

Default também é uma expressão usada na informática, um termo técnico utilizado com frequência que tem como significado “algo que já foi previamente definido” ou “padrão”. Nesse caso, default é uma palavra usada para referir-se a um valor pré-determinado existente em um software ou também para referir-se a uma ação que o sistema toma (a não ser que não seja instruído dessa forma).

O significado de Default está na categoria Significados