Significado de Hang Loose

O que é Hang Loose

Hang Loose é um termo em inglês, que traduzindo as palavras fica: aguentar (Hang) solto (Loose). O significado dessa expressão é estar de boa, e é muito usado normalmente por surfistas.

O que é hang loose

Hang loose é um gesto feito com as mãos, onde se ergue a mão e levanta-se o dedo mindinho e o polegar. Pode-se também movimentar a mão com o gesto, fazendo um quarto de rotatória, que quer dizer: “tudo tranquilo”, “tudo na paz” ou “estou de boa”. Esse gesto é normalmente usado por surfistas e praieiros.

Origem de hang loose

A expressão surgiu, segundo uma lenda havaiana, referindo-se à palavra shark eye (olho do tubarão), cujo gesto seria usado para homenagear ou reverenciar o tubarão martelo, que é muito respeitado em Honolulu.

Outra lenda diz que o gesto veio de Kalili Hamana de Laie, o trabalhador de uma colheita de açúcar que em um acidente perdeu os três dedos do meio da mão. Devido o acidente, ele passou a vigiar os carros de açúcar e quando eles estavam vazios, o mesmo erguia o braço, fazendo assim o sinal de hang loose, que significava que estava tudo bem, que a situação estava sob controle, isso segundo um jornal local de Honolulu.

A lenda mais famosa era a de que no Havaí existia uma disputa pelos reis pelas melhores e maiores ondas. Tahito, ou rei Moiheka, saiu atrás dessas ondas, foi surfando até chegar a Mokaiwa, um lugar que ficava na ilha de Kauai.

Ele ficou nesse lugar por anos, e sempre que conseguia pegar a maior e melhor onda, fazia manobras e acenando com a mão em saudação às pessoas que o assistiam na praia, significando que estava tudo bem.

Durante uma luta, ele perdeu os três dedos do meio da mão, restando somente o polegar e o mindinho, como não parou de surfar e sempre que pegava as maiores e melhores ondas, continuava a fazer a mesma saudação às pessoas, e elas acenavam de volta fazendo o sinal, conhecido hoje como hang loose. Assim, os surfistas do mundo começaram a usar o gesto da realeza como uma maneira de cumprimento da tribo do surf.

Esse nome foi dado pelos americanos, que passavam a visitar e conhecer o Havaí.

O uso do símbolo

Como o gesto do hang loose significa positividade, ele é usado por seitas e religiões.

A Nova Era, por exemplo, defende a ligação e verdade entre todos os ensinamentos religiosos, onde o símbolo é usado para traduzir e explicar toda essa visão.

O lutador de luta livre, Samoa Joe, sempre que entra no ringue faz o sinal de hang loose cumprimentando a todos, querendo dizer que está tudo bem.

O ex-prefeito de Honululu, Frank Fasi, também utilizou o símbolo em sua campanha política, ficou conhecido por ter ajudado o município a se tornar um dos mais modernos do país.

O uso do gesto e também do símbolo se popularizou no Brasil, devido o uso de uma famosa marca de surfware inglesa, que leva o mesmo nome: hang loose.

Também é usado como símbolo em emojis (figurinhas animadas que são usadas normalmente em aplicativos e redes sociais, para substituir uma palavra ou colocar graça a frase) e emoticon (animada maneira de se expressar em mensagens instantâneas).

O significado de Hang Loose está na categoria Significados